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O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) registrou alta de 0,36% em dezembro, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira (15).

Lembrando que o indicador é chamado também de folha de Pagamento Não-Agrícolas, pois mede a variação do número de pessoas empregadas durante o último mês de todas as empresas não-agrícolas.

Os índices futuros dos Estados Unidos operam em nova queda nesta quarta-feira (7), uma vez que o mercado segue receoso com a possibilidade da manutenção do ritmo de alta nos juros pelo Federal Reserve (Fed), apesar da maioria ainda apostar em elevação de 50 pontos-base. Outro ponto de preocupação é com bancos norte-americanos alertando sobre uma recessão em 2023.

Entre os indicadores, o volume de serviços no Brasil teve recuo de 0,6% em outubro frente a setembro, na série com ajuste sazonal, conforme mostram dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Resultado ficou acima das projeções do mercado, que aguardava recuo de 1,0% no período. Assim, o setor de serviços encontra-se 10,5% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia).

Até o momento, a companhia não informou o valor firmado para a aquisição.

“Podemos ter uma nova mudança no patamar de transações em 2023, porque há dinheiro para investir no Brasil. Há ventos favoráveis ​​no Brasil, embora as incertezas no mundo continuem altas”, disse Pierantoni. “Vejo que há apetite para operações de IPO. Há entre 20 e 30 IPOs já sendo planejados para o ano que vem. IPOs são positivos, pois geram um círculo virtuoso para M&A”.

O Bureau of Labor Statistics divulgou nesta sexta o relatório de empregos, o payroll, e mostrou a criação de 263 mil empregos não agrícolas em novembro, superando as estimativas do mercado, de 200 mil. Além disso, a taxa de desemprego ficou estável em 3,7%, seguindo as projeções do mercado, que esperavam o mesmo número. Em novembro, os ganhos médios por hora de todos os funcionários em folhas de pagamento privadas não agrícolas aumentaram 18 cents de dólar, ou 0,6%, para US$ 32,82

Quarta-feira, 7 de dezembro:

Relatório Mensal da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep)4h – Reino Unido: Taxa de Desemprego (Outubro)4h – Alemanha: IPC (Novembro)7h – Zona do Euro: Índice de Percepção Econômica – ZEW (Dezembro)8h – Brasil: Ata do Comitê de Política Monetária8h – Brasil: Pesquisa Mensal de Serviços (Outubro)10h30 – EUA: IPC e núcleo do IPC (Novembro)18h30 – Estoques de Petróleo Bruto – API

No cenário corporativo, a Oi (OIBR3; OIRB4) informou ao mercado que celebrou com a NK 108, afiliada da Highline do Brasil II Infraestrutura de Telecomunicações S.A., a venda da SPE Torres 2 pelo valor de até R$ 1,697 bilhão. Segundo o comunicado, o preço está sujeito a eventuais ajustes e retenções nos termos do Contrato, dos quais até R$ 1,088 bilhão serão pagos na data de fechamento da Operação e até R$ 609 milhões serão pagos até 2026.

*Texto de Alex André

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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