Confira abaixo o fechamento do Ibovespa e demais índices Ibovespa: 119.989,64 (-2,10%)S&P 500: 4.538,01 (-0,63%)Nasdaq: 14.050,11 (-0,55%)Dow Jones: 35.282,72 (-0,67%)Dólar: R$ 4,75 (+0,65%)Euro: R$ 5,22 (-0,49%)Foto: FreePik Os índices futuros dos Estados Unidos operam dentro da estabilidade nesta segunda-feira (31), em semana que reserva o mais importante relatório de emprego do país, o payroll. Além disso, dados de atividade do Índice de Gerente de Compras (PMI) também estarão no olhar dos investidores.

O IIE-Br caiu 4,12 pontos em julho, atingindo 103,5 pontos. Em novembro de 2017, o índice estava em 103,21. Nos últimos quatro meses, o indicador acumula recuo de 13,2 pontos.

IndicadoresOs EUA registram 9,6 milhões de empregos abertos no final de junho, mostra Departamento do Trabalho, conforme mostram dados do relatório de emprego e vagas (Jolts, na sigla em inglês) divulgado pelo Departamento do Trabalho nesta terça-feira (1). O resultado veio dentro das projeções do mercado, que esperavam o mesmo número. Em maio, o número foi de aproximadamente de 9,6 milhões, conforme dados revisados.

No caso da Fitch e da S&P, as variações são feitas pelos sinais matemáticos “+” e “-“. O Brasil teve uma elevação na nota, por exemplo. A Moody’s, por sua vez, usa uma metodologia um pouco distinta, como os números “1”, “2”, e “3”.

CALCULANDO O RISCO NO MERCADO À VISTA

Além disso, a companhia apresentou uma receita que caiu 33,4% ante o mesmo período do ano passado, somando R$ 113 bilhões. Já o Ebitda, ficou em R$ 56 bilhões, queda de 47%.

No Brasil, o Índice de Preços ao Consumidor-Semanal (IPC-S) da terceira quadrissemana de julho de 2023 subiu 0,10%e acumula alta de 3,56% nos últimos 12 meses, conforme reportou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Nesta apuração, quatro das oito classes de despesa componentes do índice registraram acréscimo em suas taxas de variação. A maior contribuição para o resultado do IPC-S partiu do grupo Transportes, cuja taxa de variação passou para 0,76% na terceira quadrissemana de julho, ante 0,20% da quadrissemana anterior.

“Para podermos, nesse cobertor curto, destinar o máximo possível de recursos para políticas públicas, para projetos de investimentos, para as ações e programas dos ministérios finalísticos que não envolvam, obviamente, aqueles ministérios meios, como é o caso dos ministérios relacionados à equipe econômica”, explicou Simone Tebet.

Claro que rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura, mas nos dá uma ideia do que podemos esperar  – e mostra também a resiliência desse mercado que inclusive enfrentou uma grande crise lá em 2008.

Nesse caso, vale ressaltar que é importante você entender todos os riscos envolvidos antes de fazer qualquer investimento. Depois, quando estiver próximo da viagem, é só resgatar os seus investimentos e transferir para a conta bancária.

Afinal, você vai operar mercados internacionais, nacionais, quais ativos, qual horário? Tudo isso precisa ser pensado antes de começar a colocar seu dinheiro em risco.

IndicadoresNo Brasil, O Boletim Focus, levantamento do Banco Central que reúne as projeções do mercado sobre os principais dados econômicos brasileiros, mostrou uma revisão para baixo da taxa básica de juros de 2023 até 2025. Além disso, o mercado voltou a reduzir as estimativas do câmbio deste ano. Os economistas projetaram que a taxa Selic deve terminar 2023 em 11,75%, uma queda de 0,25 ponto percentual em relação ao levantamento anterior. Para 2024, a estimativa para a taxa básica de juros foi de 9,25% para 9,00%, enquanto a projeção de 2025 foi para 8,50%, de 8,75% da semana passada.

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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