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Segundo o fato relevante, a companhia pretende adquirir até cerca de 3 milhões de ações preferenciais (TASA4), ou equivalente 4,4% dos ativos em circulação. Além disso, a empresa também pretende recomprar 300 mil ações ordinárias (TASA3), equivalente a 3,8% dos papéis em circulação.

BRF (BRFS3) – A companhia informou ao mercado que protocolou na Comissão de Valores Imobiliários (CVM) o pedido de registro de oferta pública de distribuição primária de ações (follow on). De acordo com fato relevante, serão ofertadas, inicialmente, 500 milhões de ações ordinárias, com possibilidade de acrescentar até 100 milhões, ou 20% da oferta inicial. Baseando-se no preço por ação da BRF na última sexta-feira, dia 30 de junho, de R$ 8,91 por ativo, o follow on da companhia pode arrecadar entre R$ 4,455 bilhões e R$ 5,346 bilhões. A fixação do preço por ação está programada para ocorrer no dia 13 de julho.

MRV (MRVE3) – A empresa divulgou a prévia operacional referente ao segundo trimestre de 2023 (2T23) e mostrou que teve um Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 2,2 bilhões, um crescimento de 48% em relação ao mesmo período do ano passado e alta de 22% na comparação com o trimestre anterior. A companhia também informou que houve aumento de 3,3% no ticket médio das unidades vendidas no 2T23 em relação ao 1T23, alcançando R$ 225 mil. Além da prévia operacional, a MRV também comunicou que contratou bancos para auxiliarem em uma potencial oferta pública de ações (follow on). A indicação confirma as notícias veiculadas na imprensa sobre a possibilidade da oferta pela MRV, com objetivo de ampliar os investimentos em imóveis populares, principalmente após as mudanças no Minha Casa Minha Vida. “A efetiva realização da Potencial Oferta ainda está sob análise da Companhia, sendo que, até esta data, não há qualquer decisão tomada acerca da efetiva realização da Potencial Oferta”, afirmou a companhia.

Com relação ao acumulado da despesa, registrado entre janeiro e maio de 2023, a variação real é explicada pelo aumento de R$ 36,3 bilhões nas despesas obrigatórias com controle de fluxo, “com destaque para o aumento do Bolsa Família”; ao acréscimo de R$ 16,4 bilhões no pagamento de sentenças judiciais e precatórios; à redução de R$ 13,0 bilhões nas despesas com créditos extraordinários; e à redução de R$ 4,9 bilhões em abono e seguro desemprego.

“A política monetária tem que seguir o seu curso, mas tem impacto na trajetória da dívida. Não é simplesmente neutra. (…) Hoje, um terço da nossa dívida é 100% atrelada à Selic“, afirmou Ceron. “Como o ministro [da Fazenda, Fernando Haddad] diz, é preciso harmonizar a política fiscal e monetária para uma política econômica consistente ao longo do tempo.”

Foto: Reuters/Andrew KellyOs índices futuros dos Estados Unidos sobem nesta sexta-feira (30), uma vez que os investidores ficam em compasso de espera para o indicador de inflação favorito do Federal Reserve. Às 9h30, o Índice de Despesas de Consumo Pessoal (PCE) será divulgado, e a expectativa para o núcleo do PCE é de estabilidade em 4,7% em maio.

O presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira, afirmou que “a pauta travada pela urgência do projeto do Carf não atinge PECs”. Em encontro com prefeitos, Lira disse que o calendário de votação da reforma tributária está mantido e deve iniciar a discussão do texto no plenário da Casa até sexta-feira (7).

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No mês de maio, o Campo de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos, foi o maior produtor de petróleo e gás, registrando 835,37 mil barris por diade petróleo e 40,61 milhões de metros cúbicos diários de gás natural. A instalação com maior produção de petróleo e gás natural foi a FPSO (Unidade Flutuante de Armazenamento e Transferência) Guanabara, localizadana jazida compartilhada de Mero, com 170,583 mil barris por dia de petróleo e 10,82 milhões de metros cúbicos diários de gás.

Na África do Sul, a falta de energia tem levado às projeções de crescimento em queda e gerado mais embates e desgaste político, situação que se assemelha muito à crise do apagão brasileiro em 2001. – Fonte:Financial TimeseBloomberg.

Segunda-feira (26 de Junho)

Ásia e EuropaAs ações da Ásia fecharam mistas nesta quinta em negociações sem brilho, com os investidores continuando a analisar os comentários do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, que indicou que pode haver vários aumentos de juros à frente.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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