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– Perda de capital: se o preço do ativo cair, o investidor pode perder mais dinheiro do que ele investiu.

O Copom está reunido desde terça-feira (1) para realizar a decisão de política monetária nesta quarta, que está esperada para ser anunciada por volta das 18h30. O início do ciclo de corte de juros está dado como certo, mas a questão fica para a intensidade da redução, entre 0,25 ou 0,50 p.p. hoje.

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A temporada de resultados corporativos segue no Brasil e no cenário internacional. Por aqui, os balanços continuarão ganhando ritmo, conforme se encaminhar para a terceira semana de números corporativos. Os principais destaques serão Bradesco (BBDC4), Embraer (EMBR3), Iguatemi (IGTI11), Klabin (KLBN11), Petrobras (PETR4), Prio (PRIO3), Suzano (SUZB3), Taesa (TAEE11) e TIM (TIMS3).

No Brasil, o foco será para a decisão sobre a taxa Selic do Comitê de Política Monetária (Copom), que será divulgada depois do fechamento do mercado. O início do ciclo de corte de juros está dado, mas o grande suspense será em relação à magnitude da redução. As apostas variam entre queda de 0,25 ou 0,50 ponto percentual.

“Em se confirmando o cenário esperado, os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário”, disse a autarquia.

Nos EUA, o Departamento de Comércio dos Estados Unidos informou que a balança comercial norte-americana registrou um déficit de US$ 65,5 bilhões em junho, resultado pouco acima das expectativas de mercado, de US$ 65 bilhões. O número é resultado de US$ 247,5 bilhões em exportações e US$ 313 bilhões em importações.

Para ajudar nessa percepção de soft ou no landing, a indústria agora começa a dar sinais de recuperação. As empresas de manufatura viram a produção praticamente inalterada, mas com uma melhora frente à contração de junho; e os dados de novos pedidos mostram aumento para julho.

Com a forte desaceleração dos índices de preços nos últimos meses, as expectativas de inflação têm caído. Segundo o último boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras feita pelo BC, aestimativa de inflação para 2023 passou de 4,9% para 4,84%.

Mas ainda mais importante, na sexta-feira, tivemos a métrica de inflação mais acompanhada pelo FED, o Índice de Preços das Despesas de Consumo Pessoal (PCE). Em relação ao mês anterior, o índice de preços de junho aumentou 0,2%, em linha com o esperado; nos últimos 12 meses, alta de 3%, a taxa mais baixa desde março de 2021. Mas o destaque mesmo veio pelo dado mais baixo do que o esperado em seu núcleo. O mercado esperava um incremento de 4,2% no núcleo do índice nos últimos 12 meses, mas o índice de preços PCE aumentou 4,1%, a menor taxa anualizada desde setembro de 2021 e marcou queda em relação ao ritmo de 4,6% em maio.

O IGP-M é a média aritmética ponderada de três índices de preços: Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), e revela o comportamento dos preços de produtos e serviços mais relevantes para produtor, consumidor e construção civil.

Ofertas de certificados de recebíveis, debêntures e follow-ons compõem o novo cenário aguardado para o mercado de capitais

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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