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Economistas ouvidos peloEstadão/Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, são unânimes ao dizer que um novo pico de juros exigiria piora adicional do quadro de inflação. Para acomodar um novo choque, a política monetária poderia ter de avançar novamente em direção ao último pico, considerando que a mediana do mercado para o fim do ciclo já se encontra em 13,25%, a apenas 1 ponto porcentual da marca.

Ele ressaltou que “se o outro lado” vencer as eleições, provavelmente será feita uma reforma do Imposto de Renda com tributação de 30% sobre dividendos ou taxação progressiva e mais forte.

O grupo imobiliário anunciou que seu lucro de outubro a dezembro somou 336,2 milhões de reais, um aumento de 54% ante mesma etapa de 2020.

Kameyama disse ainda que considera a atividade de M&A uma ótima alternativa, lembrando que a própria BRMalls foi formada com a compra de shoppings. Nos anos seguintes, houve um movimento de “esculpir o portfólio”, isto é, se desfazer dos empreendimentos menos interessantes.

“Sem dúvida, vai trazer muito conflito de interesse e perda de tempo para todos…Se avançarem nesta direção, vamos tomar todas as medidas cabíveis para proteger os acionistas minoritários”, disse Kameyama.

“Para você ganhar no indexado à inflação, não basta só que a inflação suba, ela tem que subir com as expectativas do mercado de juros nominais estáveis”, avaliou.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou, nesta sexta-feira (18), que a alta da taxa básica de juros pelo Banco Central desacelera a economia, como se o país estivesse com um pé no freio, ponderando que há componentes estruturais para o crescimento do Brasil.

BRASIL

Salete explicou que a ferramenta do BC para controlar a inflação é taxa de juros, porque o mercado trabalha com oferta e demanda. “Partindo do pressuposto de que o Banco Central quer frear o consumo, diminuir a demanda, nós temos hoje uma inflação de custo, que é energia, tributário e elétrico. Então, esse custo muito alto é o que está sendo repassado”, disse.

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia piorou nesta quinta-feira suas projeções oficiais para atividade econômica e a inflação em 2022, embora tenha seguido mais otimista que o mercado em relação à economia.

“Desde 2018 o Banco Central americano não subia a sua taxa, isso vai surtir reflexo tanto na economia americana quanto nas principais economias mundiais”, afirmou o economista.

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O Ibovespa fechou o pregão desta quinta-feira em alta. O principal índice da B3 reagiu positivamente ao impulso de empresas ligadas a commodities. O salto no preço do minério de ferro também ajudou o avanço do mercado nesta quinta.

“Vejo com bons olhos para investimento, por ela não estar exposta apenas no Brasil”, afirmou o economista Alan Ghani.

Questionado se o Fed ficou atrás da curva para apertar a política monetária com a alta expressiva da inflação que ocorreu desde o ano passado, Powell comentou: “Se soubéssemos que ocorreria a ruptura das cadeias de produção como ocorreram a ponto de elevar a inflação, claro que teríamos subido os juros antes. Mas isso não é possível. Não tenho o luxo de olhar se estamos hoje atrás da curva.”

A Magazine Luiza (MGLU3) e a Via (VIIA3) não apresentaram bons resultados no quarto trimestre de 2021 em razão da alta da inflação. “Momento é bastante complicado para as varejistas”, disse o analista da O2 Research, Mário Goulart, durante participação na programação da BM&C News, na última sexta-feira (18).

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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