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Pela manhã, o Índice Gerente de Compras (PMI) do setor industrial do Brasil passou de 44,2 pontos em dezembro de 2022 para 47,5 em janeiro, segundo dados do S&P Global. Com isso, o resultado sinalizou a deterioração mais lenta nas condições de negócios no atual período de três meses de queda.

Se olharmos pelo lado dos argumentos do governo, que parte da afirmação que devido ao alto volume de comércio com a Argentina nos beneficiaríamos de uma moeda única. De imediato, podemos refutar essa lógica uma vez que o total de trocas comerciais com a Argentina não chega a 5% das exportações Brasileiras, e o Mercosul em sua totalidade não chega a 6%.

Dólar: R$ 5,0735 com alta de -0,75%

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No cenário corporativo, a batalha judicial entre a Americanas (#AMER3) e os bancos segue turbulenta, uma vez que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) deu uma liminar para o BTG Pactual manter o bloqueio de R$ 1,2 bilhão de recursos retidos da varejista. Outro ponto de atenção será o início da temporada de balanços no Brasil – que se prolongará até final de março – e começará com as informações financeiras da Cielo (#CIEL3).

O Bureau of Labor Statistics divulgou nesta sexta-feira (3) o relatório de empregos, o payroll, e mostrou a criação de 517 mil empregos não agrícolas em janeiro, superando muito as estimativas do mercado, que rondavam em 185 mil. Além disso, a taxa de desemprego caiu para 3,4%, abaixo das projeções do mercado, que esperavam alta para 3,6%.

Os mercados europeus operam majoritariamente em queda hoje, com os investidores digerindo as principais decisões sobre os juros dos bancos centrais, dados econômicos e os balanços corporativos.

Um acordo de cooperação econômica mais intensa entre China e América Latina, daria uma força revigorada à região, que corre o risco de perder mais uma década por dificuldades econômicas ainda resultantes da pandemia da Covid-19, particularmente num momento em que a globalização – que tantos resultados positivos gerou globalmente – vem sendo atacada pelo unilateralismo e hegemonismo dos Estados Unidos e, também, da União Europeia. Tais ataques têm minado as regras comerciais, que eram mutuamente benéficas, transformando-as para mero ganho político. Além disso, o Ocidente tem ameaçado a segurança industrial global, incluindo agricultura e energia, particularmente ao abuso de medidas como sanções.

Na última terça-feira (24), noite de paredão no programa, , três participantes foram sorteados para palpitarem sobre o Paredão. A cada palpite certo, a Stone adiciona mais R$ 20 mil ao prêmio. Os três sorteados acertaram os palpites. Assim, por ora, o valor está acumulado em R$ 1.610.000.

Pedidos de auxílio desempregoExpectativa: 205k pedidos /Realidade: 186k

Vale destacar que, nas últimas semanas, empresas ligadas ao setor de tecnologia, como Amazon, Meta e Microsoft, divulgaram planos de redução, após a contratação de muitos funcionários no período da pandemia.

“Portanto, qualquer discussão sobre eventuais mudanças no funcionamento da ZFM deve ser bastante diluída. Para nós, toda essa discussão é coisa de notícia velha“, destacou o banco.

Não foi diferente no caso do Brexit, a saída britânica da União Europeia. Embora houvesse uma série de desafios que a União Europeia apresentava – e ainda apresenta – quanto à sua forma de atuação, ingerência, muitas vezes, e até mesmo falta de transparência ou legitimidade eleitoral da Comissão Europeia, todos estes amplamente relembrados pelo Reino Unido ao longo de seus anos na União Europeia, o fato é que foi a manipulação política da insatisfação com a questão migratória e dos números da economia que levaram à decisão de saída do Reino Unido da União Europeia no fatídico referendo realizado em 23 de junho de 2016, em que 51.9% dos votantes optou pela saída e 48.1% pela permanência. A população foi induzida ao erro por não ter claramente a total percepção do impacto que tal decisão implicaria.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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