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(15h10) – Federal Reserve

Na ocasião do Copom, as expectativas de inflação para 2023, 2024 e 2025 estavam em torno de 4,9%, 3,9% e 3,5%, respectivamente. Os dados são do boletim Focus, pesquisa divulgada semanalmente pelo BC com a projeção de analistas do mercado para os principais indicadores econômicos.

Segundo fato relevante enviado para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a efetiva realização da potencial oferta está sob análise da companhia e de seus acionistas.

Imagine, por exemplo, que você queira comprar ações do Itaú, negociadas a R$ 51, mas deseje pagar apenas R$ 49 por cada uma delas. Normalmente, você esperaria (e torceria) para que o valor diminuísse ao que lhe interessa.

A última vez em que o Banco Central tinha diminuído a Selic foi em agosto de 2020, quando a taxa caiu de 2,25% para 2% ao ano, em meio à contração econômica gerada pela pandemia de covid-19. Depois disso, o Copom elevou a Selic por 12 vezes consecutivas, num ciclo que começou em março de 2021, em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e de combustíveis, e, a partir de agosto do ano passado, manteve a taxa em 13,75% ao ano por sete vezes seguidas.

Temos observado um mundo que está crescendo e, consequentemente, demandando mais petróleo. O crescimento do mundo hoje está diretamente relacionado ao consumo de petróleo. O gráfico abaixo mostra a evolução da demanda por petróleo e como ela parece estar voltando ao ritmo de crescimento pré-covid.

(12h20) – O Ibovespa opera em queda de 0,14%, cotado aos 118.110,45 pontosInvestidores repercutem a divulgação do IBC-Br, conhecido como ‘prévia do PIB’, que desapontou as expectativas do mercado com um avanço menor do que o esperado e uma desaceleração frente ao registrado em junho. No exterior, os preços elevados das commodities, em especial do petróleo e do minério, podem favorecer as empresas do setor na bolsa.

(10h35) – Abertura de mercado – EUAPrincipais índices em Nova York começam sessão em queda com investidores ainda esperando pela decisão da taxa de juros que chega amanhã com o fim da reunião do Fed. A semana ainda oferece decisões dos bancos centrais do Brasil, Indonésia, Japão, Noruega, África do Sul, Suécia, Suíça, Taiwan, Turquia e Reino Unido.

Via (VIIA3): -12,22% | R$ 0,80IRB (IRBR3): -6,07% | R$ 41,01P. Açúcar (PCAR3): -5,24% | R$ 4,34Carrefour (CRFB3): -4,32% | R$ 10,19CVC (CVCB3): -4,60% | R$ 2,28(12h15) – Ibovespa opera em leve queda de 0,13%, cotado aos 119.259,53 pontosOs números positivos na China sustentam em parte o otimismo dos investidores nesta sexta-feira. Dados de atividade acima do esperado por lá embalam as commodities mais uma vez. Por aqui, o varejo acima das expectativas também impedem queda firme do índice.

iPhone 15 cores (Foto: Reprodução/Apple)Nesta terça-feira (12), a Apple lançou seu mais novo smartphone, o iPhone 15, com as versões iPhone 15, iPhone 15 Plus, iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max. Os aparelhos foram lançados com preços a partir de US$ 799, até os US$ 1199. Na conversão direta dos preços, os modelos poderão custar a partir de R$ 3.999 (no modelo mais barato), até R$ 5.999(no modelo mais caro). Vale a pena destacar que ainda não há datas para o lançamento do aparelho no Brasil, ou preços definidos oficialmente.

Estas “análises” impedem o avanço e aprofundamento do relacionamento bilateral. Brasil e China são economias complementares e uma relação bilateral mais intensa pode gerar ganhos substanciais nos dois países. Se o governo brasileiro atual busca deixar o legado que dure por gerações – ao invés da inexequível busca de um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas – deveria tomar duas ações fundamentais para avançar o desenvolvimento econômico do País: (i) dar um passo atrás no Mercosul e transformá-lo de Mercado Comum em uma Área de Livre Comércio.

Mediante a esse cenário, o gestor da Mirante Investimentos, Frederico Castro, indicou alguns dos setores que devem estar no radar dos investidores porque vão se beneficiar da queda de juros aqui no Brasil. Para ele, existem dois setores específicos que serão mais beneficiados em um cenário de inflação controlada e queda de juros, são eles o varejo e as construtoras.

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Prefeitura de Jardim de Angicos
 
Lei de Responsabilidade Fiscal

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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