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Os mercados globais reagem à decisão do Federal Reserve em manter a taxa de juros no intervalo entre 5,25% e 5,50%, mas sinalizar um novo aperto monetário mais para frente;O investidor também reflete o comunicado no Comitê de Política Monetária (Copom) do BC brasileiro, que cortou a Selic em mais 0,50 ponto percentual – para 12,75% ao ano – e afirmou que pretende manter o ritmo de queda para as próximas reuniões;No Reino Unido, o Banco da Inglaterra (BoE) surpreendeu o mercado e manteve a taxa de juros em 5,25%, em decisão apertada entre os membros.Confira as últimas notícias do mercado financeiro no Brasil e no mundo abaixo:

Recentemente tive uma conversa com Roberto Frossard, head de tecnologias emergentes no Itaú e ex-diretor de inovação na Accenture e ele me passou um mapa da evolução da IA, que replico abaixo:

Boa noite, investidores! Estamos encerrando a cobertura do BM&C News. Nos vemos amanhã!(17h15) – Fechamento de mercadoIbovespa: 116.145,05 (-2,15%)S&P 500: 4.329,94 (-1,64%)Nasdaq: 13.223,99 (-1,82%)Dow Jones: 34.070,42 (-1,08%)Dólar: R$ 4,93 (+1,13%)Euro: R$ 5,26 (+1,13%)(17h00) – Dólar fecha em alta de 1,13%, cotado a R$ 4,93Nesta quinta-feira, a moeda norte-americana registrou uma cotação máxima de R$ 4,93 e mínima de R$ 4,89.

Também com importante cobertura sindical, a administração pública, defesa e seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (15,8%) seguiram em queda em 2022. O mesmo movimento foi demonstrado pela indústria geral, que até 2015 exibia taxa de sindicalização próxima a 20%, baixando a estimativa para 11,5% em 2022.

SE “HIGHER FOR LONGER” MELHOR APROVEITAR?Como disse os dados de inflação e em geral os dados da economia americana tem reforçado a aposta que os juros devem permanecer em patamares elevados por um período mais longo que inicialmente se imaginava – no início desse ano se falava que os juros poderiam começar a ceder ainda em 2023. Isso vai de encontro aquilo que já vimos acontecer no passado, ou seja, que FED mantém taxas elevadas por alguns meses antes de começar a mudar sua direção de política monetária. Veja no gráfico abaixo que isso foi verdade em grande parte dos ciclos de aperto monetário – a taxa normalmente não cai de forma abrupta, salvo choques que mudam a dinâmica da economia.

Até quando… é o que me pergunto?!?!

“A retração de 0,3% da economia brasileira em julho é explicada, pela ótica da oferta, por quedas nas três grandes atividades econômicas (agropecuária, indústria e serviços) e, pela ótica da demanda, por recuos no consumo das famílias e na formação bruta de capital fixo”, explicou Juliana Trece, coordenadora da pesquisa. O consumo das famílias cresceu 2,6% no trimestre móvel findo em julho. Porém, há uma tendência de desaceleração desde o final de 2022, explicada pela redução do crescimento do consumo de serviços.

Os dados sobre a arrecadação de agosto estão disponíveis nosite da Receita Federal.

Indicadores O Monitor do PIB, da Fundação Getulio Vargas (FGV), foi divulgado e apontou queda de 0,3% na atividade econômica em julho em comparação com junho, considerando-se dados com ajuste sazonal. Na comparação interanual a economia cresceu 1,8% em julho e 2,7% no trimestre móvel findo em julho.

Essa repetição frequente do mantra do colapso chinês tem qualquer justificativa efetiva? Como pode alegar-se que o país está em situação trágica, quando, em 2022, um dos anos mais desafiadores da história chinesa por causa da pandemia da COVID-19, a China ainda logrou crescer cinco porcento (e, também, já nos primeiros oito meses deste ano), quando a maior parte dos países desenvolvidos cresceram entre zero e três porcento? Ademais, conforme recentemente anunciado pelo Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional, a China ainda continua ser a locomotiva mais importante para assegurar o crescimento global.

“Ao avaliar a orientação adequada da política monetária, o Comitê continuará a monitorizar as implicações das informações recebidas para as perspectivas económicas. O Comitê estaria preparado para ajustar a orientação da política monetária conforme apropriado caso surjam riscos que possam impedir a consecução dos objetivos do Comitê.”

Cortes de produçãoA economia americana resiliente eleva o consumo de combustíveis. Como mencionei anteriormente, a China também tem comprado petróleo em níveis elevados. Além disso, os países que atualmente têm maior capacidade de produção e, consequentemente, maior influência nos preços, vêm anunciando cortes na produção. Temos visto cada vez mais notícias sobre reduções na produção de petróleo nos últimos três meses.

Alguma vez você se perguntou qual é a consequência de não apresentar o mundo das finanças ao seu filho? Segundo uma pesquisa da Charles Schwab Foundation apesar de 86% dos adolescentes entenderem que deveriam saber mais sobre dinheiro, apenas 17% se sentem os verdadeiros “Lobos de Wall Street”. E aí, percebe-se o tamanho do nosso problema.

Estamos no final do verão no hemisfério norte e nos aproximamos das estações mais frias, tradicionalmente períodos em que o consumo de combustíveis aumenta – aquecimento de casas, escritórios etc. E justamente neste momento, vemos os estoques de petróleo (considerando reservas especiais) muito baixos nos EUA, para ser mais específico, no menor nível desde 1985 – conforme o gráfico abaixo.

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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