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As desonerações concedidas no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Programa de Integração Social/Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (PIS/Cofins) também influenciaram no resultado.

“Aí, hoje, pra gente controlar a inflação – e a expectativa do ano que vem, que seria muito mais alta do que os 10% – a gente estaria com juros de 18,75% [ao ano]”, acrescentou, ao reiterar a defesa pela autonomia do BC. “É importante entender que o BC atua de forma autônoma e acumulou antes. E quanto mais cedo você atua, menos custo tem para a sociedade”, complementou.

Tenho certeza de que você conhece alguém que sempre diz coisas como “não posso”, “não consigo”, “não tenho qualificação”, “eu sempre fui assim” ou “é tarde demais”. Essas “respostas prontas” nada mais são do que formas de defesa para possíveis frustrações. É curioso como muitos preferem a derrota eminente por medo de fracassarem ao tentar fazer algo melhor, algo diferente.

A recomendação de investimentos passa a figurar expressamente no rol de atividades inerentes ao assessor de investimento, disposto no art. 3º da Resolução 178. Contudo, deverá o assessor assegurar-se de que as recomendações sejam compatíveis com o suitability do cliente e que estejam dentro dos parâmetros e regras do intermediário que está oferecendo o produto.

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Nesse sentido, o presidente do Instituto, Jorge Gonçalves Filho, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniram na última quinta-feira (20), após Haddad ter anunciado que a Shein pretende nacionalizar sua produção e o recuo do governo na taxação de importações.

Comunidade brasileiraAtualmente, cerca de 252 mil brasileiros residem legalmente em Portugal, de acordo com o governo brasileiro. Isso não contabiliza os brasileiros com nacionalidade portuguesa ou outra nacionalidade europeia. Segundo estimativas das repartições consulares do Brasil em Portugal, a comunidade brasileira poderia estar entre 275 mil e 300 mil pessoas.

Desse modo, o novo formato será válido nos próximos meses, entre 2 de maio a 1º de setembro. Sendo assim, o índice fica mais enxuto, passando a contar com 86 papéis.

Quinta-feira (4 de maio)

O evento permitirá que investidores com todos os níveis de conhecimento – do mais básico ao avançado – assistam palestras com grandes especialistas do mercado sobre o cenário atual e as suas perspectivas para o futuro.

Segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), a temporada atual, que termina em abril, gerou cerca de 48 mil empregos, trazendo impacto econômico de aproximadamente R$ 3,6 bilhões, crescimento de 240% em relação a 2021/2022. O valor engloba tanto os gastos diretos, indiretos e induzidos das companhias marítimas, quanto os gastos de cruzeiristas e tripulantes.

Segundo ele, tem várias alternativas para este tipo de situação. Uma delas seria alterar o portfólio, em vez de simplesmente vender tudo. “Você pode mudar o seu portfólio de cíclico para anti-cíclico. Com isso, o seu desempenho não será igual ao do índice”, afirma.

Nesse sentido, com o ciclo de alta de juros perto do pico, o desafio para o maior banco da Europa, e seus pares, será sustentar as margens este ano e após.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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