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PROJEÇÕES ECONÔMICAS

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Somando a produção de petróleo e gás, o Brasil produziu 3,856 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), queda de 1,6% na comparação com julho e recuo de 1,7% versus agosto do ano passado.

Em termos monetários, o PIB alcançou aproximadamente R$ 4,946 trilhões de janeiro a julho de 2021, em valores correntes.

A preocupação é se o País chegará até lá sem racionamento ou apagões. A crise atual é de ponta, ou seja, em determinados momentos do dia pode ser que a energia gerada não seja suficiente para atender a todos os consumidores ao mesmo tempo. Por isso, o governo lançou programa de redução voluntária para que as empresas pudessem deslocar o consumo do horário de pico para momentos de menor consumo.

A coordenadora de Gestão e Inteligência de Mercado da Safira Energia, Juliana Hornik, afirma que o problema é resultado de quase dez anos de chuvas abaixo da média. Na bacia do Rio Grande, por exemplo, seria necessário chover mais do que duas vezes a média para melhorar a situação. Segundo ela, embora a expectativa seja de que as chuvas já comecem em outubro, a recuperação dos reservatórios só começaria em dezembro, e em janeiro já teria de estar com 20%.

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Assim, o comércio fechou o mês com 2,74 milhões de pessoas empregadas no estado. O maior crescimento foi no varejo, com 17,2 mil novas vagas. Com o resultado, o setor emprega 1,92 milhão de pessoas.

A companhia ainda disse que o potencial negócio depende de alguns fatores para acontecer. “A efetiva realização da Potencial Oferta, assim como qualquer operação deste tipo, está sujeita, entre outros fatores, às condições do mercado de capitais brasileiro e internacional, à obtenção das aprovações necessárias, incluindo as respectivas aprovações societárias aplicáveis, às condições políticas e macroeconômica favoráveis, ao interesse de investidores, dentre outros fatores alheios à vontade da Companhia.”

A preocupação é se o País chegará até lá sem racionamento ou apagões. A crise atual é de ponta, ou seja, em determinados momentos do dia pode ser que a energia gerada não seja suficiente para atender a todos os consumidores ao mesmo tempo. Por isso, o governo lançou programa de redução voluntária para que as empresas pudessem deslocar o consumo do horário de pico para momentos de menor consumo.

Nesta sexta-feira (17), a Neoenergia (NEOE3) comprou da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ) participações em suas controladas Coelba, Cosern e Afluente T.

Na segunda prévia de setembro, dois dos sete grupos do IPC-Fipe avançaram com menos força e um caiu em ritmo mais intenso: Habitação (de 1,39% na primeira quadrissemana para 0,96% na segunda quadrissemana), Alimentação (de 1,87% para 1,63%) e Saúde (de -0,04% para -0,07%).

COMPRA DE TÍTULOS

Nos destaques da bolsa estão a Petrobras ON (PETR3) registra baixa de 2,35% (R$ 24,90), enquanto PN (PETR4) perde 2,41% (R$ 24,33). Já o minério de ferro, que recuou hoje 8,80% na China, afeta Vale (VALE3), em baixa de 3,39% (R$ 83,23), assim como as siderúrgicas: Gerdau (GGBR4) -2,97% (R$ 23,87); Metalúrgica Gerdau (GOAU4) -3,40% (R$ 11,09); CSN (CSNA3) -4,09% (R$ 28,58); Usiminas (USIM5) -4,67% (R$ 13,27).

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Prefeitura de Jardim de Angicos
 
Lei de Responsabilidade Fiscal

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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