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Ações

Apesar deste cenário, sabemos que as mudanças levam tempo e pequenas iniciativas podem ter desdobramentos importantes no futuro, caso novas lideranças entendam as mudanças estruturais necessárias para permitir que o futuro da América Latina não seja apenas o lixo do seu presente, mas a consequência positiva da tomada de consciência sobre a necessidade de fortalecer as instituições e a confiança da sociedade.

“Quanto mais tempo levar, menor a chance de alguma recuperação relevante para a companhia (e seus funcionários, fornecedores, credores e acionistas). ‣ Os três controladores da companhia, diante da escolha entre aportes para reparar um pedaço substancial da fraude, ou preservar sua reputação / legado, tem ficado silentes, mas claramente escolheram a opção financeira”, apontam.

VenezuelaDesse modo, o risco-país da Venezuela é tão elevado que não podemos comparar com os demais países da América Latina. Em 2017, a Venezuela entrou em default pela última vez e segue nesta situação.

No cenário corporativo, a Ambipar (AMBP3) divulgou pela manhã que a U.S. Securities and Exchange Commission (SEC), equivalente a CVM dos Estados Unidos, aprovou a combinação de negócios entre sua subsidiária Ambipar Response com a sociedade de propósito específico (Spac) HPX Corp. Após a aprovação, os papéis da Ambipar Response passarão a ser negociados na Bolsa de Valores de Nova York (Nyse) sob o código AMBI.

Agenda econômicaEUA: Balanço de Meta, após o fechamento do mercadoÁustria: Opep+ realiza reunião do Comitê de Monitoramento Ministerial Conjunto (JMMC)Eleições para presidentes e mesas diretoras da Câmara e do SenadoAlemanha/S&P Global: PMI industrial final de janeiro (5h55)Zona do euro/S&P Global: PMI industrial final de janeiro (6h)Reino Unido/S&P Global/CIPs: PMI industrial final de janeiro (6h30)Zona do euro Eurostat: Taxa de desemprego de dezembro (7h)Zona do euro/Eurostat: índice de preços ao consumidor (CPI) preliminar de janeiro e Núcleo do CPI preliminar de janeiro (7h)FGV: IPC-S de janeiro (8h)S&P Global: PMI industrial de janeiro (10h)EUA/ADP: relatório sobre criação de empregos no setor privado em janeiro (10h15)EUA/S&P Global: PMI industrial final de janeiro (11h45)EUA/Deptº do Trabalho: Relatório sobre empregos (Jolts) de dezembro (12h)EUA/ISM: PMI industrial de janeiro (12h)EUA/Deptº do Comércio: Investimentos em construção de dezembro (12h)EUA/DoE: Estoques de petróleo da semana até 27/1 (12h30)Mundo/S&P Global/JPMorgan: PMI industrial global de janeiro (13h)BC: Fluxo cambial semanal (14h30)MDIC: Balança comercial de janeiro (15h)EUA: Fed divulga decisão de política monetária (16h)BC anuncia decisão da Selic (após 18h30)*Com informações de BM&C Now e BDM

No cenário corporativo, a Oi (OIBR3) pediu uma liminar de tutela de urgência cautelar junto à 7ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) para impedir que seus ativos sejam bloqueados a pedido de credores. O pedido é semelhante ao que foi feito pela Americanas (AMER3) em janeiro, e tem o objetivo de antecipar efeitos de uma recuperação judicial.

No cenário corporativo, a Energisa (ENGI11) divulgou que projeta realizar investimentos no montante de R$ 6,03 bilhões em 2023, com R$ 4,77 bilhões nos ativos elétricos, enquanto R$ 394,2 milhões serão investidos em outros ativos e R$ 856,8 milhões em obrigações especiais. Portanto, o total de investimentos nas suas distribuidoras vai chegar a R$ 3,21 bilhões.

Com esse resultado, em relação a igual período de 2021 os índices da indústria foram positivos tanto no fechamento do 4º trimestre de 2022 (0,5%), como no acumulado do segundo semestre do ano (0,7%).

O fato é que, ao aliarmos estes dois princípios à situação do Mercosul – o Mercado Comum do Sul – criado em 26 de março de 1991, os resultados pífios deveriam incentivar uma profunda reavaliação sobre a sua efetividade, necessidade e viabilidade. Estas três palavras são essenciais para determinar o futuro desse acordo e determinar se vale a pena insistir na sua perenidade.

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Prefeitura de Jardim de Angicos
 
Lei de Responsabilidade Fiscal

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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