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No acumulado de janeiro a junho, os ganhos nas contas públicas foram de R$ 53,614 bilhões, contra déficit de R$ 53,568 bilhões em igual período de 2021.

No segmento de geração renovável, a elétrica disse que sua produção de energia eólica aumentou 123,77% no segundo trimestre ante igual período de 2021, chegando a 917 gigawatts-hora (GWh). Os resultados foram impulsionados pela entrada em operação, no ano passado, do complexo eólico Chafariz, na Paraíba.

“Acredito que, passada essa perturbação de processo… o tema será apreciado com o rigor que é característico da Aneel”.

O mercado também avalia outro dado importante divulgado hoje nos EUA: o Produto Interno Bruto (PIB), que caiu a uma taxa anual de 0,9% no segundo trimestre de 2022, de acordo com a leitura inicial do Departamento do Comércio divulgada nesta quinta-feira.

O ministro da Economia da Alemanha, Robert Habeck, disse que o acordo mostrará ao presidente russo, Vladimir Putin, que a Europa permanece unida diante dos últimos cortes de gás de Moscou.

No primeiro trimestre de 2022, o PIB real caiu 1,6% no país.

As bolsas de valores da Europa oscilam entre leves altas e leves baixas. Em Nova York, os índices futuros das principais bolsas norte-americanas operam em leve queda, de 0,54%, a 14.790.

Nesta terça-feira, o Ibovespa, principal índice de ações da B3, terminou em baixa de 0,50%, aos 99.771,69 pontos.

Assim, a data de corte será dia 11 de agosto para detentores de ações da Petrobras negociadas na B3 e dia 15 de agosto para os detentores de ADRs negociadas na NYSE.

Já o dólar encerrou o dia com alta de 0,06% aos R$ 5,49.

“Os riscos para o cenário são predominantemente negativos. A guerra na Ucrânia pode levar a uma interrupção repentina das importações de gás da Rússia pela Europa; pode ser mais difícil reduzir a inflação do que o esperado se os mercados de trabalhos estiverem mais apertados ou se as expectativas de inflação desancorarem”, destacou o FMI.

No primeiro trimestre de 2022, o PIB real caiu 1,6% no país.

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Prefeitura de Jardim de Angicos
 
Lei de Responsabilidade Fiscal

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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