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Visão geral da sede do Banco Central em BrasíliaO Banco Central divulgou nesta segunda-feira (28) mais uma revisão para cima nas expectativas para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2023, enquanto também subiu as projeções para o dólar deste ano. O levantamento é do Boletim Focus, que reúne as projeções do mercado sobre os principais dados econômicos brasileiros.

Agenda econômica06h00 –Zona do Euro: Confiança do Consumidor (Agosto)08h00 –Brasil: IGP-M (Agosto)08h00 –Brasil: Confiança de Serviços e Comércio (Agosto)09h00 –Brasil: Índice de Preços ao Produtor (Julho)09h00 –Alemanha: Índice de Preços ao Consumidor (Agosto)09h15 –EUA: Variação de Empregos Privados – ADP (Agosto)09h30 –EUA: PIB (2T23)11h00 –EUA: Vendas Pendentes de Moradias (Julho)11h30 –EUA: Estoques de Petróleo Bruto – DoE14h00 –Brasil: Índice de Evolução de Emprego – Novo Caged14h30 –Brasil: Fluxo Cambial Semanal20h50 –Japão: Produção Industrial (Julho)20h50 –Japão: Vendas no Varejo (Julho)22h30 –China: PMI Composto, Industrial e de Serviços (Agosto)Ex-servente de pedreiro, um empresário multimilionário acaba de assinar um termo em cartório afirmando que pode ensinar brasileiros a acumularem R$ 500 mil na conta bancária nos próximos 18 meses. Em outras palavras, meio milhão de reais em 1 ano e 6 meses.

Os índices que aumentaram no mês passado foram aluguel, aluguel equivalente, seguro de veículos, assistência médica e cuidados pessoais.

Negociar as maiores empresas mundiais

Em 2022, as contas públicas fecharam o ano com superávit primário de R$ 125,994 bilhões, 1,27% do PIB.

É claro que é impossível dizer que elas podem ter valorizações na mesma proporção que o Magalu e a Weg tiveram. Afinal, retornos passados não são garantia de retornos futuros, e cada empresa reage de uma maneira ao desenrolar da economia e de seu próprio negócio.

Maioria das companhias ignora como a inteligência artificial pode ter impacto material em seus negócios

Para não punir os investimentos (obras públicas e compra de equipamentos), o novo arcabouço prevê um piso para esse tipo de gasto e permite que, caso o superávit primário (economia do governo sem os juros da dívida pública) fique acima do teto da banda, parte do excedente seja usada para obras públicas.

Economia:Na economia, houve uma enxurrada de reportagens na imprensa americana chamando a atenção para os custos de empréstimos, destacando como o financiamento de qualquer coisa nos EUA está mais caro –Mortgage rates soar to their highest level in 21 years | CNN Business;Credit Card Debt Hits New Peak as Some Borrowers Face Financial Strain – The New York Times. E sim, esse reflexo tende a ser sentido na economia como um efeito contracionista no crescimento e/ou na atividade. Abaixo, apenas para ilustrar, temos a taxa de juros de 30 anos para o financiamento de uma casa nos EUA (30y fixed mortgage rate).

Perrenoud, P. (1999). Construir Competências desde a Escola. Artmed.

• Tributação: alíquota de 15% a 22,5% de Imposto de Renda sobre os rendimentos uma vez a cada semestre, por meio do mecanismo chamado “come-cotas”, a partir do ano que vem. Fundos com maiores prazos de aplicação têm alíquotas mais baixas por causa da tabela regressiva de Imposto de Renda;

“Os contatos na indústria em vários distritos também observaram que os atrasos na cadeia de abastecimento melhoraram e que foram mais capazes de satisfazer as encomendas existentes.”

Presidente da Rússia, Vladimir Putin. Foto: Reprodução, Agência BrasilO presidente da Rússia, Vladimir Putin, encontrou-se com seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, nesta segunda-feira (4) para discutir sobre o acordo de grãos no Mar Negro, suspenso em julho. O encontro ocorreu na cidade de Sochi, na Rússia.

O mecanismo pode ser acionado nas seguintes hipóteses:

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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