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Vale pontuar também que o custo dos produtos vendidos foi 5,6% maior vs o 1t22, relacionado principalmente ao crescimento ordinário dos custos fixos no período e pela redução do preço das aparas.

As maiores altas foram no Espírito Santo (5,7%), Paraíba (5,4%) e Alagoas (4,8%). Por outro lado, houve quedas em quatro das 27 UFs: Rio de Janeiro (-2,0%), Distrito Federal (-1,4%), Tocantins (-1,1%) e Maranhão (-1,0%).

Apesar da agenda mais esvaziada lá fora, o mercado brasileiro terá alguns indicadores para analisar hoje, como as estimativas do Boletim Focus e o IGP-DI. Na semana, destaques para a ata do Copom na terça-feira (9) e para o IPCA na sexta-feira (12)

No acumulado dos últimos 12 meses, o núcleo do IPC ficou em 5,5% em abril, uma leve queda frente ao mês anterior (5,5%) e dentro das projeções (5,5%).

É possível que sim. A questão é até onde o mercado tem especulado antecipadamente ou não sobre uma possível inflexão. Essa semana teremos mais uma decisão de juros, onde o mercado aposta quase que unanimemente (fonte: CME Group) em um aumento de 25bps, jogando a taxa básica de juros americana para um range entre 5% a 5,25%. A partir daí, qual seria o caminho a ser seguido?

Ásia e EuropaAs bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta quarta, acompanhando perdas em Wall Street antes da decisão de juros do Federal Reserve (Fed), que será conhecida nas próximas horas. Na China continental e no Japão, os mercados não operaram nesta quarta devido a feriados.

Diferente de outros comunicados, o Fed retirou o trecho no qual diz que “outros aumentos nos juros serão apropriados”. Em contrapartida, a autoridade monetária afirmou que “continuará a monitorar as implicações das informações recebidas para as perspectivas econômicas”.

Safra de balanços

IndicadoresA ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, reiterou as intenções de combate à inflação, sem aliviar muito o tom dos recados, mas com algumas sinalizações ao governo. O documento reiterou que não há relação mecânica entre o arcabouço fiscal e a política monetária, além de enfatizar que as expectativas de inflação seguem desancoradas.

“Quanto às operações internacionais, nosso desempenho melhorou apesar de os ambientes macroeconômicos desafiadores que enfrentamos em vários mercados da América Latina terem impactado o volume (-7,8% em LAS e -5,0% em CAC), enquanto no Canadá o volume cresceu (+5,0%)”, observa.

Já o Departamento de Comércio dos Estados Unidos informou nesta quinta-feira (4) que a balança comercial norte-americana registrou um déficit de US$ 64,2 bilhões em março, uma queda de 9,1% em relação a fevereiro. O número é resultado de US$ 256,2 bilhões em exportações e US$ 320,4 bilhões em importações. As projeções do mercado apontavam para um resultado negativo de US$ 63,3 bilhões no terceiro mês de 2023.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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