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5º: 29 de setembro

*Rodrigo Rebecchi é formado em Propaganda & Marketing, com MBA em Gestão Empreendedora de Negócios e Pós-Graduação em Finanças, Investimentos & Banking, pela PUCRS.

Em síntese, a novidade com aquele discurso, e depois com a guerra que surgia, era a admissão de que não havia mais apenas a relação entre países constituindo as relações internacionais, pois existiam relações entre vários tipos de atores, sendo os estados um dos tipos, apesar de ser o mais importante, já que são os únicos capazes de fazer a guerra e a paz, ou seja, capazes de realizar as atividades que mudam ou mantêm o relacionamento entre os atores com uma específica organização das trocas e relacionamentos em determinado momento da história.

O gráfico abaixo mostra a valorização de US$ 1 investido, ou sendo corrigido pela valorização S&P 500 ao longo de décadas, considerando diferentes presidentes e momentos da história. Ao longo desse período, a economia americana passou por guerras (segunda Guerra mundial, Vietnã, Golfo, Coreia, entre outras), períodos de alta inflação, períodos de deflação, taxas de juros de mais de 20%, recessões severas ou brandas, assassinato de presidente, pandemias, taxas de desemprego que chegaram a 25%, e muitos outros eventos marcantes. E a despeito de tudo isso o investimento se mostrou interessante.

A complexidade dessa estrutura é nítida dado que o ativo inicial, ou a hipoteca, servia como lastro de vários reagrupamentos e securitizações para serem vendidos a investidores internacionais e depositantes domésticos, que certamente mal ou absolutamente nada conheciam sobre a solidez e o risco de crédito dos lastros utilizados na estruturação desses ativos. Neste momento o papel das agências de rating se torna crucial. Baseado na premissa equivocada ou eventualmente maculada por um conflito de interesses evidente na relação entre cliente e provedor de serviços, essas agências de rating costumeiramente avaliavam esses ativos como investimentos de baixo risco, conferindo a eles ratings “AAA” e “AA”. A possibilidade de conflito de interesse é gritante e ingrediente para infindáveis debates sobre o papel dessas agências na crise que se instalou. Dada a complexidade dos títulos colocados à venda por esses bancos de investimentos, bem como os ativos que foram utilizados como lastro para a estruturação desses títulos, é óbvio que a maior parte dos compradores e investidores avaliariam esses investimentos através das lentes de uma agência de ratings. Bancos comerciais ao redor do mundo, autoridades monetárias, empresas e investidores internacionais, sedentos por ativos com remuneração acima dos títulos norte-americanos e com rating AAA ou AA, pareciam ser a receita ideal para o sucesso dessa inovação financeira. Nesse ponto fica evidente também o risco de contágio existente no mercado financeiro internacional, se algo acontecer com essa estruturação financeira ou se eventualmente os lastros, que foram utilizados para a estruturação desses produtos não forem honrados.

No cenário corporativo, o Magazine Luiza (MGLU3) reverteu o ebtida negativo de R$ 7,9 milhões para R$ 642,3 milhões, conforme mostrou seu resultado na noite de quinta-feira. O Ebitda ajustado avançou 176,7%,  de R$ 243,5 milhões no quarto trimestre de 2021 para R$ 673,7 milhões.

No último domingo (19), o UBS anunciou a compra do Credit Suisse por 3 bilhões de francos suíços (US$ 3,25 bilhões). O acordo foi realizado por autoridades suíças, e o presidente do país, Alain Berset, confirmou a aquisição em entrevista coletiva.

Na Europa, a balança comercial da zona do euro acumulou um déficit de 30,6 bilhões de euros em janeiro, conforme mostraram dados da Eurostat. O número é resultado de 222,9 bilhões de euros em exportações e 253,5 bilhões de euros em importações. Em janeiro de 2022, o déficit da balança comercial do bloco ficou em 30,2 bilhões de euros.

Cenário Corporativo3R Petroleum (RRRP3) – A petroleira comunicou que a Petrobras (PETR3; PETR4) ratificou a continuidade do processo de transição do Polo Potiguar. A companhia negocia a compra do ativo junto à estatal, que recentemente teve seu programa de desinvestimentos suspenso por 90 dias.

No mercado das criptomoedas, não se sabe ao certo qual jurisdição rege as CEXs internacionais. Portanto, as ações movidas contra as primeiras empresas de internet podem não ser uma opção. Para que o nosso setor continue prosperando, precisamos incentivar a concorrência aberta para impulsionar a inovação.

Com a Europa e os EUA em crise de credit crunch, os países asiáticos, com seus modelos de crescimento voltados para exportações, viram suas receitas caírem entrando também em uma crise, que acabou se tornando mundial.

De fato, enquanto os governos ponderam sobre o processo de regulamentação do mercado de criptomoedas, defensores do setor devem se articular com os órgãos reguladores a fim de decidir a melhor forma de aplicar as leis vigentes contra monopólios no mercado de criptomoedas. Afinal, as autoridades competentes devem proteger os consumidores dos monopólios, bem como de vigaristas especuladores.

O comunicado do Copom mostrou uma sinalização positiva ao governo, afirmando que a reoneração dos combustíveis reduz a incerteza dos resultados fiscais de curto prazo.

Cada uma das notas teve retorno de 15% desde a emissão, melhor do que o ganho médio de 7,6% das companhias aéreas de alto rendimento, de acordo com um índice da Bloomberg.

A Corporação Federal de Seguro de Depósitos (FDIC) informou que irá responder por todos os depósitos do SVB, incluindo aqueles que superarem o limite de proteção, de US$ 250.000. “Estamos fazendo novos empréstimos e honrando totalmente as linhas de crédito existentes”, assinalou Mayopoulos.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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