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Além disso, no último domingo (12), o Federal Reserve anunciou a criação de um programa de emergência para tentar conter os efeitos do colapso do Silicon Valley Bank (SVB) sobre o sistema bancário dos Estados Unidos.

A companhia obteve um lucro líquido de R$ 31,0 milhões no 4T22, ante lucro de R$ 70,8 milhões 4T21. No ano, as perdas foram de R$ 307,9 milhões, ante lucro de R$ 349,9 milhões em 2021.

3. Stress do banco europeu Credit Suisse

Americanas (AMER3). Foto: Reprodução, DivulgaçãoEm meio ao processo de recuperação judicial, a Americanas formaliza, com seu trio de sócios bilionários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira um plano de recuperação para a companhia, insistindo em um aporte de R$ 10 bilhões.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado foi de 190,9 milhões de reais no trimestre, alta de 3% na mesma base.Analistas projetavam Ebitda de 192,3 milhões no período. A margem Ebitda ajustada caiu de 17% para 14,6%.

Desde o resgate do Credit Suisse apoiado pelo governo suíço no fim de semana, o UBS viu o valor de suas ações e títulos passarem por forte volatilidade.

Fonte: Site de RI da Plano & PlanoA dívida líquida teve crescimento de 68,2% vs 31/12/2021 e ficou em R$ 192,8 milhões. A Plano & Plano informa que esses números de endividamento não incluem arrendamentos a pagar. Vale pontuar também que a dívida líquida/patrimônio líquido cresceu 11 p.p. e ficou em 47,1%.

Desse modo, esta é a 14º em sequência, que a companhia registra o lucro líquido de R$ 22 milhões no quarto trimestre de 2022, uma alta de 31,5% em relação a igual período do ano anterior. No ano passado, o lucro foi 21,6% maior que em 2021, chegando a R$ 73,6 milhões.

As bolsas europeias operam em alta nesta quinta-feira (16), recuperando parte das perdas registradas na véspera devido ao temor provocado pelo Credit Suisse, que levantou a possibilidade de uma crise financeira global, principalmente após a falência do Silicon Valley Bank (SVB). Apesar disso, o banco central da Suíça já anunciou que liberará crédito, e o Credit Suisse também comunicou a intenção de pegar até 50 bilhões de francos (ou cerca de R$ 284,6 bilhões.

Quando se lê a DSN de Bush, logo no início vemos ele admitir que o século XXI poderia estar nascendo, já que afirma não existir qualquer Estado no mundo com capacidade enfrentar os norte-americanos, mas que, no entanto, surgiam outros atores que estavam operando globalmente e esses seriam os atuais inimigos dos EUA no século que surgia. Citou explicitamente o terrorismo, tanto que declarou guerra ao terror, daí a expressão criada, e passou a sugerir a possibilidade da existência de “Estados Terroristas”, os quais seriam responsáveis pelo estímulo e patrocínio a atentados pelo mundo. Para tanto, apontou haver um Eixo do Mal, tal qual declarou no Discurso sobre o Estado da União, de 29 de Janeiro de 2002.

Crise de 2008 (Subprime): Regulamentação frágil, excesso de liquidez e ativos tóxicosGeralmente a formação de bolhas, quer no preço de ações, ativos imobiliários ou qualquer outro ativo real é sempre precedida de afrouxamento monetário e alavancagem excessiva. No caso da bolha dos ativos imobiliários, observada de 2001 a 2007, não fugiu à regra. Quando o FED (Federal Reserve – Banco Central dos Estados Unidos) decidiu cortar as taxas de juros logo após os atentados de setembro de 2001, a bolha no mercado imobiliário começou a se formar. De setembro de 2001 a abril de 2006, o preço das casas havia subido em média 75% nos EUA.

Com 7% de preferência delas, vêm os títulos privados, como debêntures e CDBs, percentual que para os homens é de 9%. Já as opções mais arriscadas, como os fundos de investimento, moedas digitais e ações na bolsa de valores, são opções para 12%, 11% e 11% dos homens, respectivamente, enquanto para elas são 6%, 4% e 3%.

O próximo encontro do Fomc será realizado entre os dias 2 e 3 de maio.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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