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Câmera e alta resolução da imagem: a aposta

A Enauta Participações informou nesta segunda-feira que as condições precedentes necessárias para a conclusão da venda da participação da companhia no Campo de Manati não foram satisfeitas, e que o ativo seguirá no portfólio da companhia.

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“Embora saudemos os potenciais ganhos fiscais e o impacto positivo da nova estrutura a valor presente líquido, continuamos a acreditar que o pagamento de royalties é injustificado e negativo para as métricas ESG”, escreveu Sampaio, em relatório.

“Entretanto, as estimativas para 2022 mostram que teremos um ano com maior acomodação do ritmo de crescimento do crédito, refletindo a piora das perspectivas econômicas e as condições financeiras mais adversas, com alta mais acentuada da Selic para conter a inflação”, acrescentou.

Após movimento na Receita Federal, o Banco Central se tornou foco de manifestação de servidores, que se preparam para entregar cargos de chefia em ato por reajustes salariais.

“Apesar de começar 2021 com uma base sólida, o setor industrial encerrou o ano em contração. As empresas reduziram a produção e em geral interromperam os esforços de reabastecimento, já que a recuperação da demanda antecipada não se concretizou. Com os clientes tendo produtos suficientes em seus depósitos, os novos pedidos diminuíram em dezembro”, explicou a diretora associada de Economia da IHS Markit, Pollyanna De Lima.

Direto do Congresso Federal, o analisa políticoErichDecattraz os três principais acontecimentos de Brasília no âmbito da política e da economia. Neste domingo (02),DecatentrevistaSaid Santana,economista-chefe daAlpha Investimentos.No cenário doméstico, um dos temas abordados foi o Boletim Focus, que na última semana do ano de 2021, reduziu novamente a projeção para o crescimento doProduto Interno Bruto (PIB). Foi a 11ª queda consecutiva, que passou de alta de 4,58% para 4,51% em uma semana. Já para este ano, o mercado espera uma variação positiva de 0,42%. A variação foi comentada por Said Santana.

“Isso me preocupa porque desfavorece a inovação e favorece a concentração do sistema na mão de poucas empresas, que provavelmente vão ser as mesmas empresas dos grandes bancos. Isso porque as grandes corretoras vão conseguir a licença, por já ter poder financeiro suficiente, mas as menores vão ser vendidas, ser englobadas por instituições tradicionais ou então vão fechar as portas.

Além disso, Goulart destacou ainda que a marcação do fundo deve ser maior que 100 mil pontos para indicar rompimento da linha de tendência de baixa. O especialista relembrou que o gráfico do Ibovespa vinha em uma tendência de baixa desde julho do ano passado.

O aumento dos preços de matérias-primas, que pesou sobre o setor, mostrou alívio recentemente em meio a esforços do governo para aumentar a oferta e estabilizar os preços.

Outro tema comentado no “Bulletsda Semana” foi a dívida pública, quesubiu 2,34% em novembro, para R$ 5,49 trilhões. Em outubro, o valorera deR$ 5,373 trilhões. Segundo o TesouroNacional, a dívida aumentou em novembro por conta da emissão líquida de R$ 84,64 bilhões em títulos da dívida pública.

“Isso me preocupa porque desfavorece a inovação e favorece a concentração do sistema na mão de poucas empresas, que provavelmente vão ser as mesmas empresas dos grandes bancos. Isso porque as grandes corretoras vão conseguir a licença, por já ter poder financeiro suficiente, mas as menores vão ser vendidas, ser englobadas por instituições tradicionais ou então vão fechar as portas.

Por fim, a operadora afirmou que, em contrapartida, tem um certo receio em entrar com força na bolsa americana, neste momento, sobretudo, porque ainda podem vir eventuais notícias nos Estados Unidos, que podem prejudicar os papéis e a bolsa americana.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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