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Despesas Correntes: despesas com pessoal, despesas com materiais e pagamento de juros da dívida pública;Despesas de Capital: investimentos (obras que elevam a capacidade do governo) e amortização de dívidas.O Tesouro Nacional é o órgão responsável pelo caixa do governo e pela dívida pública do país, sendo o responsável pela administração das finanças brasileiras. É com a política fiscal que o Tesouro objetiva criar empregos e elevar os investimentos públicos.

Já o Ebitda de rotina foi de R$ 320 milhões no quarto trimestre do ano passado. No ano de 2022, foi de R$ 2,148 bilhões, ainda de acordo com os dados não auditados.

Por outro lado, indicadores econômicos que seguem mostrando alguma desaceleração da economia não “casam” muito bem com essa ideia de expansão de vendas olhando à frente. O gráfico abaixo compara o ISM Manufacturing Index com a variação de vendas das empresas nos 12 meses subsequentes. E se, de fato, as vendas não avançarem, o impacto em margens de lucro poderia ser ainda maior.

O PIS/Pasep e a Cofins apresentaram, no conjunto, uma arrecadação de R$ 32,64 bilhões, representando decréscimo real de 5,76%. Esse resultado se deve à redução da arrecadação relativa, especialmente, ao setor de combustíveis (tendo em vista as desonerações e alterações nas bases de cálculo dessas contribuições) e do acréscimo de 10% no montante das compensações tributárias.

Nesse sentido, a margem Ebitda ajustada atingiu 31,5% no primeiro trimestre. Ou seja, uma baixa de 2 pontos percentuais (p.p.) frente a margem registrada no mesmo período em 2022..

O presidente acrescentou que “a prioridade do meu governo é retomar o desenvolvimento e a inclusão social no país de forma sustentável. A transição ecológica e energética é também uma oportunidade de fazermos isso com empregos verdes na área de energia renovável, onde temos imenso potencial solar e eólico e no reaproveitamento de resíduos e na recuperação de 30 milhões hectares de pastagem em terra degradadas. Estamos retomando o combate ao desmatamento e voltamos a prevenir de verdade os crimes ambientais”.

A ata desse último encontro do Copom será divulgada na próxima terça-feira, dia 9 de maio. A próxima reunião do Comitê está prevista para os dias 20 de 21 junho.

A impressão é negativa e isso preocupa. Afinal, Lula da Silva, ao mesmo tempo que realiza movimentações positivas no sentido de reposicionar o Brasil globalmente, o faz de maneira atabalhoada, sem uma estratégia clara do que pretende alcançar. A indicação de Dilma Rousseff, por exemplo, à presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) – a presidente que não gostava de Política Externa e que sofreu impeachment e que, não fosse uma geringonça criada pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal que presidia o julgamento, não poderia, nas palavras do juiz, nem ser uma merendeira numa escola – indicam um certo descaso com uma instituição tão importante quanto o NBD na formulação da nova governança global.

Segunda-feira (1º de maio)

“Olha que curioso: a gente está com o núcleo de inflação [de] 7,8% e com a juros de 13,75%. Na última vez que o juro estava [em] 14,75%, o núcleo de inflação estava mais ou menos o mesmo nível que está hoje. A gente tem uma inflação um pouquinho mais baixa do que quando os juros estavam em 14,25%. O fato de termos atuado antes funcionou”, argumentou.

Os lotes residuais são de contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências. O valor da restituição é atualizado pela taxa Selic a partir do mês seguinte ao prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito.

Vamos, da Simpar. Foto: Reprodução, DivulgaçãoO Grupo Vamos (VAMO3), da holding Simpar (SIMH3), anunciou ao mercado nesta quarta-feira (26), que adquiriu 100% das quotas de emissão da DHL Tratores por R$ 93 milhões de equity value. Sendo que 34% será pago à vista, e 66% parcelado em 4 parcelas anuais corrigidas a 90% do CDI.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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