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PRIO (PRIO3) – A petroleira informou o mercado que suas reservas provadas (1P) de petróleo estão em 547,3 milhões de barris em 1° janeiro deste ano, segundo certificação elaborada pela consultoria D&M. Segundo fato relevante, o montante é 26,2% superior em relação ao mesmo período do ano passado, ou 132,7 milhões de barris a mais.

Ontem, as vagas de empregos abertos caíram para 9,9 milhões em fevereiro, abaixo da expectativa, conforme mostrou o Jolts. O mercado usará os dois indicadores, além do payroll, previsto para sexta-feira, para analisar as probabilidades de qual decisão o Federal Reserve irá tomar.

Mas atenção: não é porque sua estratégia é muito simples que isso garantirá bons resultados. O segredo está em entender aquilo que está sendo feito e não “inventar” muito.

Não se trata de uma visita de cortesia ou política. O presidente da república brasileira deveria levar em sua pasta uma quantidade enorme de projetos de infraestrutura que o Brasil tanto precisa, mas que não saem do papel há anos e somente retardam o processo de desenvolvimento brasileiro. Os chineses têm um ditado fundamental sobre a questão da infraestrutura: “construa uma estrada e fique rico”. A infraestrutura é fundamental para o enriquecimento sustentável e longevo de uma nação. O Brasil precisa de portos, aeroportos, estradas, ferrovias, trens de alta velocidade, melhores instrumentos de comunicação e até mesmo um acesso ao Oceano Pacífico. Para todas estas necessidades, a China é o parceiro ideal, com capacidade e interesse em ampliar investimentos no Brasil, que é o país com quem possui sinergias que podem tornar-se ainda mais exponenciais. A infraestrutura daria ainda mais competitividade aos produtos brasileiros, podendo expandir as cadeias de valor e ressignificar a importância das commodities como forma de maior competividade do Brasil no cenário global.

Confira o fechamento do Ibovespa e demais índices Ibovespa: 101.882,20 (-1,77%)S&P 500: 4.108,93 (+1,43%)Nasdaq: 12.221,91 (+1,74%)Dow Jones: 33.273,10 (+1,26%)Dólar: R$ 5,06 (-0,57%)Euro: R$ 5,49 (-1,16%)Ministro Fernando Haddad na Fiesp – Foto: Rovena Rosa, Agência BrasilNesta segunda-feira (3), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante uma entrevista à GloboNews, disse que a previsão de arrecadação com tributação sobre apostas esportivas feitas pela internet vai variar de 12 a 15 bilhões de reais.

Não se trata de uma visita de cortesia ou política. O presidente da república brasileira deveria levar em sua pasta uma quantidade enorme de projetos de infraestrutura que o Brasil tanto precisa, mas que não saem do papel há anos e somente retardam o processo de desenvolvimento brasileiro. Os chineses têm um ditado fundamental sobre a questão da infraestrutura: “construa uma estrada e fique rico”. A infraestrutura é fundamental para o enriquecimento sustentável e longevo de uma nação. O Brasil precisa de portos, aeroportos, estradas, ferrovias, trens de alta velocidade, melhores instrumentos de comunicação e até mesmo um acesso ao Oceano Pacífico. Para todas estas necessidades, a China é o parceiro ideal, com capacidade e interesse em ampliar investimentos no Brasil, que é o país com quem possui sinergias que podem tornar-se ainda mais exponenciais. A infraestrutura daria ainda mais competitividade aos produtos brasileiros, podendo expandir as cadeias de valor e ressignificar a importância das commodities como forma de maior competividade do Brasil no cenário global.

Começo o post dessa semana com um “causo”, um exemplo que serve para ilustrar uma situação que você, investidor, se depara hoje no seu dia a dia, mas talvez não tenha parado para pensar.

Melver. Foto: Reprodução, DivulgaçãoNesta terça-feira (28), a Melver, edTech de formação e capacitação para o mercado financeiro, lançou um curso gratuito, em parceria com a Nasdaq, com o objetivo de ensinar o investidor brasileiro o que são ETFs e como investir nos ativos locais e internacionais listados na B3, a bolsa de valores do Brasil.

IndicadoresNos Estados Unidos, o Produto Interno Bruto (PIB) real registrou alta de 2,6% no quarto trimestre de 2022 em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com a segunda leitura do Departamento do Comércio. O resultado ficou ligeiramente abaixo das estimativas do mercado, que aguardavam 2,7% no período. O número do terceiro trimestre foi de crescimento de 3,2%.

Na ata do Copom divulgada esta semana, o BC reforçou que não há relação mecânica entre a convergência de inflação e a apresentação do arcabouço fiscal, pois a primeira reage às expectativas de inflação, às projeções da dívida pública e aos preços de ativos. Por outro lado, destacou também que “um arcabouço fiscal sólido e crível” pode ajudar no processo de desinflação.

Desse modo, em caso de não cumprimento, os colaboradores sofrerão advertências, e para os casos mais graves de ausência, até demissões.

Investigações da SECNa semana anterior, além da pressão de venda e da resistência em US$ 29 mil, os investidores tiveram que lidar com uma nova onda de possíveis investigações da SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos EUA). A entidade enviou um aviso para a Coinbase sobre seu serviço de EARN e para Justin Sun, fundador da Tron, devido a acusações de manipulação de preços no lançamento de alguns tokens na blockchain do TRX.

No Brasil, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) variou 0,05% em março, após queda de 0,06% no mês anterior, de acordo com a Fundação Getulio Vargas. O resultado ficou abaixo das expectativas do mercado, que aguardava alta de 0,15%. Com este resultado, o índice acumula alta de 0,20% no ano e de 0,17% em 12 meses. Em março de 2022, o índice variara 1,74% e acumulava alta de 14,77% em 12 meses.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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