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O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, operava em alta de 2,26%, cotado a 108.363,79 pontos às 13h30.

O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, fechou em alta de 1,54%, cotado a 107.594,67 pontos. Volume financeiro ficou em R$ 36,8 bilhões.

Já o Ebitda (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) recorrente somou R$ 1,8 bilhão, alta de 9,3% em comparação com o terceiro trimestre de 2020.

Além de avaliar perspectivas para a política monetária, investidores repercutiram nesta sessão o noticiário em torno da PEC dos Precatórios, que foi aprovada no final da terça-feira em segundo turno pelo plenário da Câmara e agora terá de ser apreciada pelo Senado.

Designado como relator da PEC dos Precatórios, o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), disse nesta quinta-feira que já iniciou as negociações para convencer os demais senadores da necessidade de abertura do espaço fiscal de R$ 91,6 bilhões no orçamento do próximo ano, mas admitiu que parte dos parlamentares argumenta que a necessidade real seria de cerca de R$ 80 bilhões.

A previsão para os números divulgados na última quinta-feira (4) era de 275 mil pedidos nos Estados Unidos.

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que pretende pautar no dia 24 –daqui a duas semanas– a proposta de emenda à Constituição (PEC) que altera a forma de pagamento dos precatórios.

A CPFL Energia (CPFE3) divulgou nesta quinta-feira (11), seus resultados em relação ao terceiro trimestre de 2021. O lucro líquido da empresa chegou a R$ 1,4 bilhões, crescimento de 6,2% em comparação com os resultados apresentados no 3T20.

“A companhia gerou R$ 45,5 milhões de caixa livre no 3T21, R$ 24,5 milhões acima do 3T20, principalmente pela retomada da operação e, consequente, aumento da alocação em capital de giro”, afirmou, em comunicado, sobre a geração de caixa da empresa.

A Capital Economics duvida que o cartel fará mudanças importantes em sua política de produção na próxima reunião ministerial, em 2 de dezembro. Como resultado, a consultoria espera que a Opep continue sem atingir sua meta de produção nos próximos meses. Isso significa que os sinais de falta de oferta no mercado de petróleo devem continuar nesse período.

Ela lembrou que alguns canais reagem mais rapidamente às decisões do Comitê de Política Monetária (Copom), como os financiamentos imobiliários e mudanças na alocação de investimentos. “Mas boa parte dos impactos de todo esse aperto que fizemos desde março e que sinalizamos para dezembro vai ocorrer ao longo de 2022 e em 2023, em parte”, acrescentou.

Os investidores aguardavam para ver se a empresa reembolsaria 148 milhões de dólares que estavam pendentes de pagamento desde outubro. O prazo de carência de 30 dias concedido ao grupo expirava na quarta-feira (10).

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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