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o que são dados na informática

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(Foto: Reuters/Jason Lee)Os índices futuros dos Estados Unidos operam em queda nesta segunda-feira (28), após as bolsas em Wall Street terem terminado a semana com ganhos e operarem com menos tempo devido ao feriado. O dia está esvaziado de indicadores, mas a semana contará com importantes divulgações, como o Livro Bege na quarta-feira (30), o PCE na quinta-feira (1º) e o payroll na sexta-feira (2).

O que são fan tokens?Em resumo, os fan tokens são um tipo específico de criptoativo que representa uma categoria chamada “utility token”, ou seja, tokens de utilidade que oferecem benefícios aos detentores, bem como acesso a produtos e serviços exclusivos.

Com o duplo rebaixamento nas ações da Petrobras (PETR4), feitos pelo UBS BB, os papéis da petroleira registram forte queda nesta terça-feira (22) e operam longe da máxima do ano de R$ 37, registrados em 21 de outubro. A eleição de Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência da República despertou o receio de alterações importantes dentro da estatal.

“Em linha com estratégia de fortalecimento do jornalismo, a coordenação da cobertura será concentrada em SP e Brasília, duas praças que ganham relevância dado o contexto político e econômico nacional. As mudanças incluem a readequação de programas, assim como da grade”, explica a companhia em comunicado.

Agenda Econômica▪️ Reino Unido: Ministro das Finanças, Jeremy Hunt, apresenta planos fiscais▪️ Egito/ COP27: Lula se encontra com representantes da sociedade civil brasileira, no Brazil Climate Action Hub (5h)▪️ Fipe: IPC da 2ª quadrissemana de novembro (5h)▪️ Zona do euro/Eurostat: índice de preços ao consumidor (CPI) de outubro (7h)▪️ FGV: IGP-10 deve cair 0,50% em novembro, após queda de 1,04% em outubro (8h)▪️ FGV: IPC-S Capitais da 2ª quadrissemana de novembro (8h)▪️ Roberto Campos Neto participa da primeira sessão da reunião do Comitê de Estabilidade Financeira do Banco Central (Comef), por videoconferência (9h)▪️ EUA: Presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, participa de evento da Câmara de Atlanta (9h30)▪️ Egito/COP27: Lula participa do Fórum Internacional dos Povos Indígenas/Fórum dos Povos sobre Mudança Climática (10h)▪️ EUA: Presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, discursa sobre política monetária na Grande Louisville (10h)▪️ EUA/Deptº do Trabalho: pedidos de auxílio-desemprego da semana até 12/11 (10h30)▪️ EUA/Dept°. do Comércio: construções de moradias iniciadas em outubro (10h30)▪️ EUA: Diretora do Fed Michelle Bowman discursa sobre inclusão financeira em evento da Comissão de Educação (11h15)▪️ EUA: Presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester, discursa na Conferência de Estabilidade Financeira (11h40)▪️ Roberto Campos Neto participa do Prêmio BandNews Marcas Mais Admiradas do Brasil, promovido pelo Grupo Bandeirantes, em São Paulo (12h30)▪️ EUA: Presidente do Fed de Minneapolis, Neel Kashkari, e integrante do conselho do Fed Philip Jefferson participam de discussão do Fed de Minneapolis (12h40)▪️ BC: Fluxo cambial semanal (14h30)▪️ Ministério da Economia: Secretaria de Política Econômica divulga a atualização da grade de parâmetros macroeconômicos, com projeções para PIB e inflação (15h)▪️ EUA: Presidente do Fed de Minneapolis, Neel Kashkari, participa de evento da Câmara de Comércio de Minnesota (15h45)

O Brasil registrou déficit em transações correntes de US$ 4,6 bilhões em outubro, ante resultado negativo de US$ 6,0 bilhões em outubro de 2021, de acordo com os dados divulgados pelo Banco Central (BC) nesta sexta. Nos 12 meses encerrados em outubro de 2022, o déficit em transações correntes somou US$ 60,3 bilhões (3,31% do PIB), ante US$41,9 bilhões (2,63% do PIB) em outubro de 2021.

Falando em uma conferência sobre questões de segurança europeias, o chanceler russo disse que o Ocidente estava bombeando “armas mortais na Ucrânia para matar russos” e estava “diretamente envolvido” na guerra, fornecendo tais armas e treinando militares.

Até o final de 2023, quatro aeronaves serão entregues, e a última no início de 2024.

O IPCA faz parte de uma importante estratégia da política monetária no Brasil e, por isso, o Governo utiliza esse índice para saber se suas metas de inflação estão sendo atingidas.

Partida às 13h: das 8h às 11hPartida às 16h: das 8h às 12hEm São Paulo, o Tribunal Regional do Trabalho da Segunda Região:

EuropaAs bolsas europeias operam majoritariamente em baixa hoje, uma vez que investidores ainda avaliam as pressões inflacionárias e a possível trajetória das taxas de juros do banco central. Na sexta-feira da semana passada, o mercado no continente teve alta, com os investidores continuando a avaliar a trajetória da política monetária após algumas declarações duras de autoridades do Federal Reserve dos EUA.

As autoridades de saúde chinesas relataram um aumento nas taxas de vacinação de idosos, considerada por especialistas como crucial para reabrir a economia. Outro destaque foi a queda no número de infecções diárias na segunda-feira, a primeira queda desde 19 de novembro.

Dois dos três principais índices componentes registraram alta, mas o destaque foi para o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), com queda de 0,94% em novembro, após cair 1,44% em outubro.

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SIC (Serviço de Informações ao Cidadão) permite que qualquer pessoa encaminhe pedidos de informação aos órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal.

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Última solicitação: 08/04/2024 10:59

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Relatório estatístico da ouvidoria

Avaliação contínua dos serviços públicos

Quantidade de avaliações até o momento: 13 - Data/hora da última avaliação: 13/05/2024 06:35:33

Esclarecemos que os dados fornecidos acima serão tratados com respeito à sua privacidade.
Seguindo a LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados 13.709, de 14 de agosto de 2018.

Explicação da LAI

A Lei de Acesso à Informação (LAI) - lei nº 12.527/2011 - regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor em 16 de maio de 2012 e criou mecanismos que possibilitam a qualquer pessoa, física ou jurídica, sem necessidade de apresentar motivo, o recebimento de informações públicas dos órgãos e entidades.
Os pedidos de informações devem ser realizados nas instalações físicas ou através da Ouvidoria deste site. Preenchendo o formulário o cidadão receberá um número de protocolo e poderá acompanhar a tramitação do seu pedido de informação.

A LEI estabelece também um conjunto mínimo de informações que devem ser publicadas nas seções de acesso à informação dos sites dos órgãos e entidades públicas. Além da publicação das informações exigidas, os órgãos podem divulgar outros dados de interesse público por iniciativa própria, ou seja, de forma proativa.

Portanto, antes de apresentar um pedido de acesso, é importante que você verifique se a informação desejada já está disponível na seção de Transparência deste site ou se ela já foi publicada como resposta a uma outra solicitação de informações realizada anteriormente através da OUVIDORIA deste site, que é o e-SIC (Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão) desta Entidade.

Perguntas frequentes FAQ

O servidor público é passível de responsabilização quando:

recusar-se a fornecer informação requerida nos termos da Lei de Acesso a Informações, retardar deliberadamente o seu fornecimento ou fornecê-la intencionalmente de forma incorreta, incompleta ou imprecisa;
utilizar indevidamente, bem como subtrair, destruir, inutilizar, desfigurar, alterar ou ocultar, total ou parcialmente, informação que se encontre sob sua guarda ou a que tenha acesso ou conhecimento em razão do exercício das atribuições de cargo, emprego ou função pública;
agir com dolo ou má-fé na análise das solicitações de acesso à informação;
divulgar ou permitir a divulgação ou acessar ou permitir acesso indevido à informação sigilosa ou informação pessoal;
impor sigilo à informação para obter proveito pessoal ou de terceiro, ou para fins de ocultação de ato ilegal cometido por si ou por outrem;
ocultar da revisão de autoridade superior competente informação sigilosa para beneficiar a si ou a outrem, ou em prejuízo de terceiros; e
destruir ou subtrair, por qualquer meio, documentos concernentes a possíveis violações de direitos humanos por parte de agentes do Estado.

Contudo, a nova lei estabelece um procedimento importante: nenhum servidor poderá ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente por dar ciência, a quem de direito, de informação concernente à prática de crimes ou improbidade.

A lei determina que os órgãos públicos criem centros de atendimento dentro de cada órgão chamados de SICs (Serviços de Informação ao Cidadão). Esses centros precisarão ter estrutura para atender e orientar o público quanto ao acesso a informações de interesse coletivo como, por exemplo, tramitação de documentos, processos de licitações e gastos públicos.

Não serão prestadas aos cidadãos informações consideradas sigilosas, tais como assuntos secretos, assim como informações pessoais dos agentes públicos ou privados. Nesses casos, o órgão é obrigado a justificar o motivo para não fornecer o dado.

A consulta dá cumprimento ao disposto na Lei Complementar n.º 131, de 27 de maio de 2009, que trata da divulgação, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira dos órgãos públicos. Por meio da pesquisa, é possível, detalhar todos os documentos emitidos pelas unidades gestoras dos Poderes Executivo e Legislativo no decorrer da execução das suas despesas, inclusive, pela fase em que a despesa está: empenho, liquidação e pagamento.

Informações pessoais são aquelas relacionadas à pessoa natural identificada ou identificável, cujo tratamento deve ser feito de forma transparente e com respeito à intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas, bem como às liberdades e garantias individuais. As informações pessoais terão seu acesso restrito, independentemente de classificação de sigilo, pelo prazo máximo de 100 (cem) anos a contar da sua data de produção.

A Entidade Pública não é obrigada a produzir uma informação inexistente, devendo apenas disponibilizar os dados que possui.

As informações poderão ser solicitadas nos Serviços de Informações ao Cidadão (SICs), que serão instalados em cada órgão público. A lei também determina que seja concedida ao cidadão a opção de solicitar os dados pela internet. Podem ser usados, também, outros meios, tais como: como carta, e-mail e telefone, conforme disposto em ato administrativo do ente público.

Sim. Diferentes leis promulgadas nos últimos anos ampliaram a interação entre o Estado e a Sociedade, mas a aprovação da Lei de Acesso a Informações foi necessária para regulamentar obrigações, procedimentos e prazos para a divulgação de informações pelas instituições públicas, garantindo a efetividade do direito de acesso. Ao estabelecer rotinas para o atendimento ao cidadão, organiza e protege o trabalho do servidor.

Não. As informações são disponibilizadas sem qualquer tratamento de dados. Não é feito qualquer controle de limitação ou restrição. São as mesmas informações registradas na contabilidade da Entidade Pública.

Segundo a LC nº 131/2009, o ente que não disponibilizar as informações no prazo estabelecido ficará im- pedido de receber transferências voluntárias. Além disso, os titulares do Poder Executivo dos entes estarão sujeitos a responder por crime de responsabilidade (Art. 10, Itens 4 e 12, Lei nº 1.079, de 10 de abril de 1950 e Art. 1º, Incisos VII e XXIII, Decreto-Lei nº 201, de 27 de fevereiro de 1967, respectivamente).

A informação disponível ao público é, muitas vezes, a ponta de um processo que reúne operações de produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos. Para tanto, programas de gestão precisam ser sempre aprimorados e atualizados.

Não é preciso apresentar nenhum tipo de justificativa para a solicitação de informações.

Os prazos são necessários para a garantia do direito ? a maior parte das leis de acesso à informação no mundo prevê uma delimitação de tempo, e a do Brasil não foge à regra. O prazo foi pensado para garantir um equilíbrio entre a necessidade do cidadão e a capacidade de entrega por parte da Administração.

Conforme determinado pela LC nº 131/2009, todos os entes deverão divulgar:
- Quanto à despesa: todos os atos praticados pelas unidades gestoras no decorrer da execução da des pesa, no momento de sua realização, com a disponibilização mínima dos dados referentes ao número do correspondente processo, ao bem fornecido ou ao serviço prestado, à pessoa física ou jurídica beneficiária do pagamento e, quando for o caso, ao procedimento licitatório realizado;

No caso da transparência ativa, a divulgação das informações ocorre por iniciativa dos órgãos públicos, independente de solicitação. A disponibilização de informações na sua página de internet ocorre de forma espontânea. Na transparência passiva, há o atendimento somente quando a sociedade faz uma solicitação, mediante requisição do interessado (pessoa natural ou jurídica).

O objetivo da lei é a mudança da cultura do sigilo, que existe em algumas instituições públicas. A sanção da lei pode ser compreendida como um ato de amadurecimento da democracia brasileira. A informação sob a guarda do Estado é sempre pública, devendo o acesso a ela ser restringido apenas em casos específicos. Isto significa que a informação produzida, guardada, organizada e gerenciada pelo Estado em nome da sociedade é um bem público. O acesso a estes dados, constitui-se em um dos fundamentos para a consolidação da democracia, fortalecendo o controle social.

A Lei Complementar 131, de 27 de maio de 2009, alterou a redação da Lei de Responsabilidade Fiscal no que se refere à transparência da gestão fiscal. A Lei inovou ao determinar a disponibilização, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, em meios eletrônicos de acesso público.

Nos mais diversos países é consenso de que, ao constituir um direito básico, o pedido não precisa ser justificado: aquela informação solicitada já pertence ao requerente. O Estado apenas presta um serviço ao atender à demanda. De posse da informação (que afinal, é pública), cabe ao indivíduo escolher o que fará dela.

Todo cidadão pode consultar os dados do Portal da Transparência. Não há necessidade de senha ou autorização para acessar utilizar o sistema. O sistema tem acesso amplo e liberado, sem qualquer restrição para consulta.

Para atender a demanda de informações sobre gestão pública, bem como cumprir as determinações constitucionais, visando à transparência das contas públicas e atendendo à Lei Complementar n° 131, de 27 de maio de 2009, e o Decreto Federal n° 7185, de 27 de maio de 2010, além de promover o acesso amplo e objetivo aos dados da aplicação dos recursos públicos municipais. Através dele, os cidadãos podem acompanhar a gestão das finanças da administração direta e indireta. Assim, é possível acompanhar a destinação dos recursos arrecadados, provenientes em grande parte dos impostos pagos pelos contribuintes.

Os órgãos e entidades públicas dos três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), de todos os níveis de governo (federal, estadual, distrital e municipal), assim como os Tribunais e Contas e o Ministério Público, bem como as autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

Como princípio geral, sim, salvaguardando-se as informações pessoais e as exceções previstas na lei. A informação produzida pelo setor público deve estar disponível a quem este serve, ou seja, à sociedade, a menos que esta informação esteja expressamente protegida. Daí a necessidade de regulamentação, para que fique claro quais informações são reservadas e por quanto tempo.

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