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Não foi diferente no caso do Brexit, a saída britânica da União Europeia. Embora houvesse uma série de desafios que a União Europeia apresentava – e ainda apresenta – quanto à sua forma de atuação, ingerência, muitas vezes, e até mesmo falta de transparência ou legitimidade eleitoral da Comissão Europeia, todos estes amplamente relembrados pelo Reino Unido ao longo de seus anos na União Europeia, o fato é que foi a manipulação política da insatisfação com a questão migratória e dos números da economia que levaram à decisão de saída do Reino Unido da União Europeia no fatídico referendo realizado em 23 de junho de 2016, em que 51.9% dos votantes optou pela saída e 48.1% pela permanência. A população foi induzida ao erro por não ter claramente a total percepção do impacto que tal decisão implicaria.

No Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) também tomará sua decisão de política monetária. A grande projeção dos investidores é que a Selic se mantenha em 13,75%, porém o mercado espera uma mensagem dura no comunicado.

Os direitos às liberdades de expressão, manifestação e de associação política constituem um histórico do processo de avanço das democracias ocidentais. Retirá-los ou reduzi-los é uma afronta à luta histórica travada por séculos para exercê-los. No entanto, a responsabilidade por atos de vandalismo, particularmente ao patrimônio público – resultante dos tributos de toda uma coletividade – devem ser punidos severamente, como crimes ao patrimônio e como delito grave. 

O banco ainda comentou sobre os desafios do novo presidente da companhia. “Em nossa opinião, o desafio para qualquer novo CEO/conselho será manter o equilíbrio entre um aumento potencial nos gastos com investimentos e a manter os dividendos para atender às necessidades fiscais do governo, ao mesmo tempo em que mantém uma posição financeira sólida”, afirmou.

A teoria sugere que para romper com o subdesenvolvimento, países da periferia devem focar na substituição de importados industrias e passar a produzi-los domesticamente através de proteção da indústria local por de barreiras comerciais, joint ventures com empresas do eixo, exigências de componentes nacionais, relações comercias sul-sul e renuncias ficais vultuosas para empresas estrangeiras passarem a produzir em território nacional.

Existem vários pontos no rascunho da proposta da APEP que devem ser trabalhos e bem negociados, como a possibilidade de realocar para América Latina e Caribe as cadeias de suprimentos globais, hoje mais localizadas na Ásia, com objetivo de criar novos empregos na região e quem sabe reduzir a influência da China na cadeia produtiva global.

“As acusações da Cervbrasil não têm qualquer embasamento. Calculamos todos os nossos créditos tributários estritamente com base na lei. Nossas demonstrações financeiras cumprem com todas as regras regulatórias e contábeis, as quais incluem a transparência do contencioso tributário. A Ambev está entre as 5 maiores pagadores de impostos no Brasil.”

A Americanas (AMER3), fora do Ibovespa, entrou com uma petição na Justiça solicitando que fornecedores não interrompam serviços essenciais, como luz e internet. Além disso, a companhia estuda uma empréstimo-ponte de R$ 2 bilhões, mas os principais sócios da Americanas (Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Telles), precisariam entrar com ao menos R$ 1 bilhão.

O que importa, na realidade, é o quanto de comércio tem sido criado a partir do mercado comum e o quanto o Mercosul tem incentivado os países do bloco a se tornarem competitivos globalmente. Analisados estes dois aspectos, fica fácil compreender a razão por que o Uruguai, por exemplo, tem buscado independência do bloco ao tentar assegurar um acordo de livre comércio com a China, que também é o maior parceiro econômico do Brasil, Paraguai e Uruguai. Esta iniciativa uruguaia evidencia a deterioração do bloco quanto à entrega de resultados positivos.

Ilustração. Foto: Reprodução, FreepikDurante a programação da BM&C News, o fundador da EducPay, VanDick Silveira e o economista-chefe da Suno Research, Gustavo Sung, comentaram o que pode acontecer com o país e o cenário econômico com uma possível mudança da meta da inflação.

O Ibovespa fechou em queda nesta sexta-feira (3), pressionado por falas polêmicas de Lula em entrevista na última quinta (2). Ele voltou a criticar a autonomia do Banco Central e questionou o patamar atual dos juros e da meta da inflação. Dados de emprego dos Estados Unidos indicam que o mercado de trabalho continua bastante aquecido e geram dúvidas sobre a trajetória monetária. Petrobras e commodities sobem, mas não o suficiente para segurar o índice no positivo.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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