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O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu suas previsões de crescimento econômico em 2022 para a América Latina e suas duas maiores economias, citando inflação, política monetária mais apertada e uma estimativa de crescimento mais baixa para os Estados Unidos como determinantes para os rebaixamentos.

O economista explicou que, cinco, seis ou até sete altas, como sinalizou o Fed, não será possível, pois, neste caso, já deveria ter sido iniciado o processo de redução da política monetária. “Fora isso não é possível que se consiga executar esse programa de segurar a economia”, disse.

Para a analista da XP Investimentos, Daniella Eiger, a expectativa é que os resultados do 4T21 do setor de varejo não sejam homogêneos.

Investidores também vão ficar atentos à coletiva de imprensa com o presidente do Fed, Jerome Powell, para buscar indícios de quão agressivo o BC americano poderá ser para lidar com a questão da inflação persistente nos EUA. Especula-se que o Fed poderá aumentar juros entre três e cinco vezes ao longo do ano.

Um dos assuntos mais comentados nesta semana são as expectativas para a reunião do FOMC (Comitê Federal de Mercado Aberto). A economista-chefe da CM Capital, Carla Argenta, destacou a importância da decisão de política monetária.

Por outro lado, a estrategista afirmou que o cenário doméstico é um pouco diferente, em que haverá eleições neste ano, o que deverá definir tudo. Além disso, Aline citou que um fator importante neste cenário, é que o Brasil iniciou um ciclo de aperto monetário, antes mesmo dos países desenvolvidos, portanto, o país está chegando ao fim deste ciclo.

Nada. Fico irritado ao ver que querem seguir uma política macroeconômica que é vista como insubstituível e na verdade não é. Temos de ter outro tipo de teto: o teto do endividamento, como os Estados Unidos fazem. Não há problema de subir a dívida, desde que você esteja muito atento à questão da qualidade do gasto. A qualidade do gasto é muito mais importante do que o nível do gasto.

O Grupo Madero comunicou ao mercado, nesta quarta-feira (26), que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) defiriu o pedido de cancelamento do pedido de registro da oferta pública (IPO) da companhia.

O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, fechou em alta de +2,10%, cotado a 110.203,77 pontos.

O resultado de fevereiro ficou acima da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam recuo do indicador a -8 pontos, e sugere que a confiança na Alemanha vai interromper uma tendência de queda e apresentar leve melhora, apesar do aumento de casos de infecção por covid-19 e do salto da inflação doméstica.

O Ibovespa virou para alta no início da sessão desta terça-feira (25), na direção oposta dos mercados dos EUA.

As ações da Petrobras (PETR3;PETR4) registraram alta de 3,32% e 3,26%, respectivamente.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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