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O aumento no custo do material de construção ainda pressiona a inflação do setor dentro da primeira prévia de maio do IGP-M, informou a FGV. O INCC-M passou de uma alta de 1,04% na primeira leitura de abril para um avanço de 0,97% na primeira prévia de maio.

Com isso, de acordo com o aplicativo, o usuário vai poder enviar dinheiro para familiares, ‘rachar a conta’ com amigos e demais situações do dia a dia que necessitam de transações financeiras.

(Reprodução/Pixabay)As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta segunda-feira, 17, depois de uma série de dados econômicos chineses e após um salto no número de casos de covid-19 na região levar Taiwan e Cingapura a endurecer restrições numa tentativa de conter a doença.

Além disso, a queda de 12,11% do minério de ferro no porto chinês de Qingdao, hoje, para US$ 208,79 a tonelada, contamina as ações do setor na Bolsa, limitando os ganhos. Como forma de conter os preços da commodity, há relatos de que a China estaria interferindo no mercado para conter a valorização. Vale ON caía 1,03% e Usiminas PNA perdia 1,73%.

Para setembro, os futuros mais ativos do minério de ferro na bolsa de commodities de Dalian, aumentaram 10%, para máxima recorde de 1.326 iuanes (US$ 206,30) por tonelada. Na bolsa de Cingapura, o contrato de junho do minério de ferro subiu 9,5%, para US$ 224,65 por tonelada.

Sem um gatilho positivo no contexto doméstico, o Ibovespa não consegue se sustentar por dias consecutivos na marca dos 122 mil pontos.

Com o resultado de abril, a balança comercial acumula superávit de US$ 18,257 bilhões nos quatro primeiros meses do ano. O resultado é 106,4% maior que o do mesmo período de 2020, também pelo critério da média diária, e só perde para 2017, quando o superávit no primeiro quadrimestre tinha somado US$ 19,039 bilhões.

O total de pedidos da semana anterior foi revisado para cima, de 553 mil para 590 mil. Já o número de pedidos continuados teve alta de 37 mil na semana encerrada em 24 de abril, a 3,69 milhões. Esse indicador é divulgado com uma semana de atraso.

Boletim FocusIPCA para 2021 subiu de 5,01% para 5,04%. Já para 2022, subiu de 3,60% para 3,61%. Para a Selic em 2021, se manteve em 5,50% ao ano. Para o fim de 2022, subiu de 6,13% para 6,25%. Para o PIB para 2021, subiu de 3,09% para 3,14%. Para 2022, caiu de 2,34% para 2,31%. Para o dólar, se manteve em R$ 5,40 em 2021 e 2022.

Na China continental, o Xangai Composto teve alta de 1,77%, a 3.490,38 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 1,80%, a 2.293,87 pontos.

Ainda que os índices pares em Nova York oscilassem em alta nesta tarde, analistas apontam que a agenda esvaziada deixou os investidores na bolsa local em compasso de espera pelo resultado dados do mercado de trabalho americano, o payroll, na sexta-feira.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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