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Versões Pro e Pro MaxO iPhone 15 Pro foi anunciado com corpo de titânio. Os modelos são os mais leves já feitos pela empresa. Outra diferença dos iPhones 15 de base, as versões Pro e Pro Max vão ganhar o chip A17 Pro, de 3 nanômetros. O iPhone 15 Pro também vai mudar o botão de silenciar, que até então era aquela “chavinha” do lado esquerdo. Pela primeira vez, esse vai ser um botão personalizável.

Foto: FreepikApós uma semana muito agitada com decisões de política monetária dos principais bancos centrais do mundo, incluindo o Brasil, os próximos dias serão recheados de indicadores. Os dados mostrarão como está a saúde das economias, sobretudo dos Estados Unidos.

(9h39) – Pedidos iniciais por seguro-desemprego sobem para 220 mil nos EUAO Departamento do Trabalho dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (14) que os novos pedidos de seguro-desemprego subiram para 220 mil na semana encerrada em 2 de setembro. O número ficou abaixo das expectativas do mercado, que esperavam 226 mil novos pedidos. Na semana anterior, os pedidos somaram 228 mil, conforme dados revisados.

IndicadoresO Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) apresentou alta de 0,35% em setembro, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número veio dentro das projeções do mercado, que esperavam 0,38% para o período. No ano, o IPCA-15 acumula alta de 3,74% e, em 12 meses, de 5,00% (ante estimativa de 5,01%), acima dos 4,24% nos 12 meses imediatamente anteriores. Em setembro de 2022, a taxa foi de -0,37%. Já o IPCA-E, que é o IPCA-15 acumulado no trimestre, foi de 0,56%, acima dos -0,97% registrados em setembro de 2022.

O fato é que o acordo com a União Europeia – negociado por mais de duas décadas – tem baixas expectativas de aprovação. E a parceria econômica com os Estados Unidos não tem aumentado substancialmente em termos comerciais. A suposta amizade entre Jair Bolsonaro e Donald Trump pouco resultaram em verdadeiros incrementos comerciais. E a relação de Lula com Joe Biden tampouco tem sido mais promissora. E, para piorar, o Brasil entrou no debate eleitoral norte-americano não pela potencialidade da relação mas pela questão migratória e dos brasileiros ilegais naquele país.

(14h20) – Acompanhamento de mercado: SuzanoSUZB3: +1,53% – R$ 55,73

Se o governo brasileiro atual busca deixar o legado que dure por gerações, deveria tomar duas ações fundamentais para avançar o desenvolvimento econômico do País: (i) dar um passo atrás no Mercosul e transformá-lo de Mercado Comum em uma Área de Livre Comércio. Com isto, os países-membros terão a vantagem de poder firmar acordos com quaisquer parceiros comerciais que desejarem e, se possível, incluírem o Chile neste novo acordo; e (ii) fechar, o mais rápido possível, um acordo de livre comércio e de investimentos com a China.

Na última cúpula do BRICS, na África do Sul, muito se comentou a respeito do aumento da relevância da China com a inserção de novos parceiros ao novo arranjo de governança global. Alguns buscaram o momento para criticar a participação do Brasil no bloco dizendo que, de alguma forma, a entrada de novos membros diminuía o status internacional do País. De fato, tentou-se reproduzir a ideia de que o BRICS é um arranjo fadado ao fracasso e que passou a ser um clube de países não democráticos. Além disso, muito se comentou que era negativo ao Brasil estar associado ao grupo e que a possível entrada da Argentina seria um prêmio de consolação. Uma série de mantras foram repetidos reportando a narrativa de países que veem neste novo arranjo internacional uma ameaça à sua preponderância e relevância. Também alguns afirmaram que a neutralidade deveria ser uma peça fundamental da Política Externa Brasileira, a fim de – ao manter-se em cima do muro – tentar buscar ganhos com todas as parcerias comerciais. Poderia até fazer sentido, se os ganhos oriundos do relacionamento com os Estados Unidos e União Europeia oferecessem ao País a possibilidade de ganhos exponenciais e não marginais, como tem sido o caso nas últimas décadas.

Em suma, logo em seguida toque nos caracteres que representam a sequência exibida na tela para realizar a verificação de segurança. Dessa forma, depois disso, o aplicativo exibirá o status da restituição do Imposto de Renda 2023.

Cabe ao governo brasileiro fazer o primeiro discurso da Assembleia Geral das Nações Unidas, seguido do presidente dos Estados Unidos. Essa tradição vem desde os princípios da organização, no fim dos anos 1940.

De acordo com levantamento da InfoMoney, cerca de 28 empresas vão remunerar os seus acionistas com dividendos e JCP (Juros sobre Capital Próprio) este mês.

IndicadoresNo Brasil, o saldo de crédito do Sistema Financeiro Nacional (SFN) totalizou R$ 5,5 trilhões em agosto, com avanço mensal de 1,1%, conforme publicou o Banco Central. Na comparação interanual, o estoque de crédito do SFN aumentou 8,9% (9,3% em julho), mantendo tendência de desaceleração em relação aos meses anteriores.

Ibovespa : (+1,08%)S&P 500: (-0,74%)Nasdaq: (-1,23%)Dow Jones: (-0,10%)Dólar: (+0,04%)(16h15) – Preços do petróleo fecham em queda, em dia de manutenção das taxas pelo FedBarril WTI: -1,01% (a US$ 90,28)Barril Brent: -0,86% (a US$ 93,53)(15h30 às 16h30) – Entrevista coletiva de Jerome Powell sobre decisão de juros do FedPowell: Se a economia se mostrar mais forte, teremos de fazer mais apertos.

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Prefeitura de Jardim de Angicos
 
Lei de Responsabilidade Fiscal

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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