No cenário corporativo, oBurger King Brasil (BKBR3)anunciou na quinta-feira a aprovação de um programa de recompra de até16 milhõesde ações ordinárias, o que representa 6% dos papéis da companhia em circulação.

Em participação ao Pre Market nesta manhã, o analista Gustavo Almeida comentou suas impressões sobre o mercado de renda variável. Ele destacou que o fato da bolsa estar caminhando sem injeção de liquidez mostra que estamos superando os desafios em função da Covid-19 nos últimos 2 anos.

XP (XPBR31) e Banco Modal (MODL11)

O núcleo do CPI, que desconsidera os preços de energia e de alimentos, teve acréscimo anual de 2,6% em dezembro, um pouco maior do que o aumento de 2,5% projetado pelo mercado.

A Gol disse nesta segunda-feira que espera um prejuízo por ação de 1,33 real em seus resultados do quarto trimestre de 2021, segundo comunicado ao mercado.

Segundo Moraes, em 2021, pela primeira vez na história, o Estado de São Paulo não liderou as vendas de veículos no país, cedendo o posto a Minas Gerais e amargando uma queda de 8%.

Nos Estados Unidos, as bolsas fecharam em queda. O S&P 500 fechou em queda de -0,41% (4.677,02), o Nasdaq registrou desvalorização de -0,96% (14.935,90), enquanto o Dow Jones encerrou o dia em baixa de -0,01% (36.231,66).

Nos EUA os principais índices em Wall Street também fecham queda. As ações de grandes nomes de tecnologia recuaram devido às expectativas de juros mais altos, o que impulsionou os rendimentos dos Treasuries a novas máximas de dois anos. Empresas de megacapitalização, como Apple, Amazon, Microsoft, Meta e Tesla, caíram entre 2,1% e 4,4%.

Nos Estados Unidos, os índices fecharam em queda, com as ações do setor bancário e de energia liderando os ganhos, enquanto empresas de crescimento, mais sensíveis às taxas de juros, sofreram com a pressão, após divulgação de avaliações mais duras contra a inflação vindas do Fed.

Embora o banco norte-americano ainda espere uma expansão de 4,90% na atividade econômica brasileira em 2021 –projeção acima da mediana de 4,50% na mais recente pesquisa Focus, do Banco Central–, “a fraqueza persistente nos dados econômicos representa um risco baixista para nossa previsão, devido à inflação elevada, juros mais altos, ruídos políticos e fiscais crescentes e escassez de insumos”, disse Beker.

A expectativa do setor para este ano é de crescimento de 9,4% na produção, para 2,46 milhões de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus, e de avanço de 8,5% nos licenciamentos, para 2,3 milhões de unidades. A previsão para exportações é de alta de 3,6%, para 390 mil unidades, longe do pico de cerca de 630 mil atingido em 2018.

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